Decroly e Piaget - em busca de algumas aproximações

Auteurs-es

  • Ana Maria Ferreira Lemes Stafusa Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2021v4n1p52-71

Résumé

Este artigo tem como tema Decroly e sua metodologia global dos centros de interesses e a teoria de Piaget, tendo os dois autores em comum a formação em biologia e psicologia. Ambos estudaram a criança e seu aprendizado e/ou como aprendem. Um dos objetivos deste estudo é identificar alguns entrelaçamentos desses dois personagens que, em suas épocas, abordavam a educação de forma nada tradicional e, também, o ensino e suas peculiaridades no plano de pedagogia experimental. Foram tomados como referência livros da Coleção Educadores. Apresentaremos, inicialmente, uma breve biografia de Decroly e Piaget, em seguida, de modo resumido, adentraremos em suas questões de estudo e, finalmente, apontaremos alguns aspectos das possíveis aproximações entre suas pesquisas e/ou metodologias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Maria Ferreira Lemes Stafusa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo

Téléchargements

Publié-e

2021-07-20

Numéro

Rubrique

Artigos