O papel do intérprete indígena na aprendizagem da Matemática Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2019v2n2p193-202Abstract
Este artigo consiste em um relato de experiência que traz os resultados de uma atividade de campo realizada junto aos educadores e educandos indígenas da escola urbana de Aragarças, Goiás. O trabalho desenvolvido teve como finalidade dialogar e refletir sobre o papel do intérprete indígena e dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática escolar. A elaboração e desenvolvimento das atividades foram fundamentados em referências que tratam da Educação escolar
Indígena, Etnomatemática, Educação Matemática Crítica, em reflexões sobre o desenvolvimento profissional do professor de Matemática – mais especialmente, no que tange à reflexão sobre a prática e o papel dos materiais manipuláveis na aprendizagem de Matemática. Em relação à análise, tem-se o perfil qualitativo e metodologia fenomenológica. A atividade abordada se situa em oficina sobre “O Segredo dos Números”, um material manipulável, objetivando facilitar a
transposição da matemática concreta para a abstrata.