Instrumentos Matemáticos do Tratado Tectonicon: uma possibilidade de trabalho em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2019v2n2p86-97Resumo
Neste trabalho discorremos sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados no uso do esquadro geométrico e bastão de carpinteiro, instrumentos de medida abordados no tratado A Boke Named Tectonicon, escrito e publicado por Leonard Digges (1520-1559). Temos como objetivos: a partir dos procedimentos descritos pelo autor, identificar e analisar os conhecimentos matemáticos abordados no tratado e descrever uma possibilidade de uso da História da Matemática em sala de aula. Como abordagem metodológica, articulamos três dimensões de análise, a saber: historiográfica, contextual e epistemológica. Verificamos como eram utilizados os instrumentos para determinar o nivelamento de um objeto em relação ao observador, o cálculo da altura desse objeto e o cálculo de pequenas distâncias. Os resultados deste trabalho mostraram que esses instrumentos abordados em Tectonicon, incorporam conhecimentos e mostram a relação entre o
saber e o fazer de uma época além de, apontar possibilidades de trabalho com conteúdo matemático da educação básica.