SIGNIFICAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Mots-clés :
Equipe Gestora, Comunidade Escolar, Psicologia Histórico-CulturalRésumé
O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de iniciação científica com o objetivo de compreender as percepções de diferentes atores escolares sobre a equipe gestora na escola, como retratado na literatura e assim, aproximar-se das relações no campo escolar e suas influências na ação da equipe gestora, tendo como base as produções acadêmicas nos últimos cinco anos. O resultado esperado era compreender a influência dessas representações no modo de relações e encaminhamentos da escola, tendo em vista o importante papel que os gestores ocupam na condução dos processos escolares. Por fim, foi possível observar que o número de publicações em Psicologia sobre a área da Educação, no que diz respeito à gestão escolar, é escasso, e essa falta retrata a pouca aproximação da ciência psicológica com as questões que envolvem o ensino democrático e suas políticas integrativas, culminando na pouca contribuição da Psicologia na articulação entre os diferentes níveis de gestão da educação.
Téléchargements
Références
Cunha, A. F. (2013). Motivação, Autenticidade e Pragmatismo em projetos. Revista Portu-guesa de Educação Artística.
Dugnani, L. A. C., Souza, V. L. T. (2011). O orientador pedagógico no Brasil: uma revisão histórica da legislação. Revista Perspectivas em Psicologia, v. 15, p. 291-301.
Dugnani, L. A. C., & Souza, V. L. T. (2016). Psicologia e gestores escolares: mediações esté-ticas e semióticas promovendo ações coletivas. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 247-259. https://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200007
Dugnani, L.A.C. (2016). Psicologia Escolar e práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudanças mediados pela vontade. Tese de Doutorado, Pontifícia Universi-dade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Ferreti, C. (2016). Reformulações do Ensino Médio. Revista Holos, 6, pp. 71-91. doi:https://doi.org/10.15628/holos.2016.4988
Idelbrando, A. G. (2017). Escola pesquisadora: Representações de professores e gestores de uma escola que se diz pesquisadora. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universi-dade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. doi:10.11606/T.48.2017.tde-07082017-160228. Recuperado em 2020-02-03, de www.teses.usp.br
Kappel, V. B., & Gontijo, D. T., & Medeiros, M., & Monteiro, E. M. L. M. (2014). Enfren-tamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 18(51), pp. 723-735. https://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0882
Lück, H. (2000). A Escola Participativa - O Trabalho do Gestor Escolar. Editora Vozes: Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Martins, L. G. (2018). A escola que temos hoje e a escola que queremos: um estudo dos sen-tidos e significados atribuídos por alunos do 1º ano do Ensino Médio Diurno da Rede Públi-ca Estadual de Ensino. PUC-Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Oliveira, L. C. P., & Faleiros, S. M., & Diniz, E. H. (2015). Sistemas de informação em políti-cas sociais descentralizadas: uma análise sobre a coordenação federativa e práticas de ges-tão. Revista de Administração Pública, 49(1), 23-46. https://dx.doi.org/10.1590/0034-76121675
Petroni, A. P. (2013). Psicologia escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicó-logo na promoção da ampliação da consciência de gestores. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica, Campinas, SP, Brasil.
Petroni, A. P. (2014). Psicólogo escolar e equipe gestora: tensões e contradições de uma parceria. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 34, p. 444-459.
Dos Santos, I. M., & Prado E. D. (2017). Entre a Eleição e a Indicação Política: as Relações de Poder no Cotidiano do Gestor Escolar. Revista Exitus, Vol. 8, N. 1, pp. 59-66, Santarém, PA, Brasil.
Silva, A. F. (2016). O Poder Político Local e suas Relações com a Gestão da Escola Pública. Revista Exitus: Gestão e Políticas Educacionais, v. 3, n. 2.
Souza, V. L. T., Dugnani L. A. C., Andrada P. C. (2015). A síntese como registro reflexivo no trabalho do psicólogo escolar com gestores. Psicologia da Educação (Online), v. s/v, p. 83-94.
Souza, V. L. T., & Petroni, A. P., & Andrada, P. C. (2016). A Psicologia da Arte e a Promo-ção do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Edições Loyola, São Paulo, SP, Brasil.
Vygotski, L. S. (1932/1995). Dominio de la propria conducta. Obras Escogidas IV: Historia del desarrolo de las funciones psíquicas superiores (L. Kuper, Trad.) (pp. 4-193). Madrid: A. Machado Libros.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.