SIGNIFICAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autori

  • Vera Lucia Trevisan de Souza
  • João Guilherme Bau Beneditti PUC de Campinas

Parole chiave:

Equipe Gestora, Comunidade Escolar, Psicologia Histórico-Cultural

Abstract

O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de iniciação científica com o objetivo de compreender as percepções de diferentes atores escolares sobre a equipe gestora na escola, como retratado na literatura e assim, aproximar-se das relações no campo escolar e suas influências na ação da equipe gestora, tendo como base as produções acadêmicas nos últimos cinco anos. O resultado esperado era compreender a influência dessas representações no modo de relações e encaminhamentos da escola, tendo em vista o importante papel que os gestores ocupam na condução dos processos escolares. Por fim, foi possível observar que o número de publicações em Psicologia sobre a área da Educação, no que diz respeito à gestão escolar, é escasso, e essa falta retrata a pouca aproximação da ciência psicológica com as questões que envolvem o ensino democrático e suas políticas integrativas, culminando na pouca contribuição da Psicologia na articulação entre os diferentes níveis de gestão da educação.

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Pubblicato

2023-12-28

Come citare

TREVISAN DE SOUZA, Vera Lucia; BAU BENEDITTI, João Guilherme. SIGNIFICAÇÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 168–181, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26087. Acesso em: 10 set. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos de temática livre