REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
Parole chiave:
Psicologia Escolar; Análise Institucional; Intervenção psicológicaAbstract
A presença do profissional de Psicologia no contexto educacional tem seu reconhecimento na lei 13.935/2019. Durante a graduação em Psicologia, o aluno no estágio tem a possibilidade de aprofundar essa atuação com a estruturação de práticas capazes de ter um olhar para as questões institucionais e como elas influenciam nos processos de subjetivação. Partindo das contribuições da análise institucional, este artigo investiga os processos institucionais que demarcam o cotidiano escolar e como a atuação do profissional de Psicologia pode ir além de modelos individualizantes e descontextualizados. Como percurso metodológico, durante o estágio, os pesquisadores reuniram documentos, realizaram observação direta do cotidiano da escola, realização de questionário e de entrevista a fim de problematizar com a comunidade sobre aspectos interferentes no processo educacional. Ao final das atividades realizadas, destaca-se o reconhecimento da escola no cotidiano dos participantes, no que se refere a estruturação de vínculos e a participação da vida comunitária, assim como o meio mais efetivo da presença das políticas públicas. Por outro lado, ressalta-se a importância de melhora nos processos comunicacionais, a necessidade de uma gestão educacional mais horizontalizada e democrática e uma visão integral sobre os sujeitos presentes na instituição.
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