REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Inácia Luzia Paiva da Mata
  • Michel de Rezende Costa FUPAC - Fundação Universitária Presidente Antônio Carlos

Palavras-chave:

Psicologia Escolar; Análise Institucional; Intervenção psicológica

Resumo

A presença do profissional de Psicologia no contexto educacional tem seu reconhecimento na lei 13.935/2019. Durante a graduação em Psicologia, o aluno no estágio tem a possibilidade de aprofundar essa atuação com a estruturação de práticas capazes de ter um olhar para as questões institucionais e como elas influenciam nos processos de subjetivação. Partindo das contribuições da análise institucional, este artigo investiga os processos institucionais que demarcam o cotidiano escolar e como a atuação do profissional de Psicologia pode ir além de modelos individualizantes e descontextualizados. Como percurso metodológico, durante o estágio, os pesquisadores reuniram documentos, realizaram observação direta do cotidiano da escola, realização de questionário e de entrevista a fim de problematizar com a comunidade sobre aspectos interferentes no processo educacional. Ao final das atividades realizadas, destaca-se o reconhecimento da escola no cotidiano dos participantes, no que se refere a estruturação de vínculos e a participação da vida comunitária, assim como o meio mais efetivo da presença das políticas públicas. Por outro lado, ressalta-se a importância de melhora nos processos comunicacionais, a necessidade de uma gestão educacional mais horizontalizada e democrática e uma visão integral sobre os sujeitos presentes na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Rejane Maria; MARINHO-ARAÚJO, Clasy Maria. Psicologia Escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia. vol. 27, núm. 3, julho-setembro, pp. 393-402. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP, Brasil, 2010.

BAREMBLITT, Gregório F. Compêndio de Análises Institucionais e outras correntes: teoria e prática. 5º ed. Editora Record. Belo Horizonte-MG; 2002. Instituto Felix Guattari (Biblioteca Instituto Félix Guattari; 2)

BELO HORIZONTE-MG. Resolução nº. 4.701, de 14 de janeiro de 2022. Secretaria de Es-tado de educação. Dispõe sobre a atuação dos profissionais de psicologia e serviço social na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/documentos-legislacao/resolucao-see-no-4701-2022/ Acesso em 08/03/2024.

BELO HORIZONTE-MG. Lei nº 22.257, de 27 de julho de 2016. Estabelece a estrutura or-gânica da administração pública do Poder Executivo do Estado e dá outras providências. Art. 32. Belo Horizonte-MG. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/22257/2016/ . Acesso em 08/03/2024.

BELO HORIZONTE-MG. Lei Estadual nº. 23.197, de 26 de dezembro de 2018. Assem-bléia Legislativa de Minas Gerais. Institui o Plano Estadual de Educação – PEE – para o pe-ríodo de 2018 a 2027 e dá outras providências. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/23197/2018/ . Acesso em 08/03/2024.

BELO HORIZONTE-MG. Decreto nº. 47.758, de 19 de novembro de 2019. Dispõe sobre a organização da Secretaria de Estado de Educação e dá outras providências. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/DEC/47758/2019/ . Acesso em 08/03/2024.

BELTRAME, Marina Maria.; BOARINI, Maria Lúcia. Saúde Mental e Infância: reflexões sobre a demanda escolar em um CAPSi. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 2, p. 336–349, 2013. Conselho Federal de Psicologia. Brasília, Brasil. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000200007 . Acesso em 08/03/2024.

BRASÍLIA-DF. Lei nº 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presi-dência da República, Casa Civil - 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em 08/03/2024.

BRASÍLIA-DF. Lei nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providên-cias. Brasília-DF, 25/06/2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 . Acesso em 08/03/2024.

BRASÍLIA-DF. Lei nº 13.935. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de servi-ço social nas redes públicas de educação básica. Brasília-DF, 11/12/2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13935.htm . Acesso em 08/03/2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para a atuação de Psico-logas (os) na educação básica. CFP. Brasília, 2019.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sócio-cultural. Multiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2ª reimpressão, p. 136-161, 2001.

LAPASSADE, Georges. Grupos, Organizações e Instituições. Livraria Francisco Alves Editora S.A. Rio de Janeiro,RJ; 1977.

MOREIRA, Daniela Zanoni; RODRIGUES, Maria Beatriz. Saúde Mental e Trabalho Do-cente. Estudos de Psicologia, 23(3), julho a setembro de 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epsic/v23n3/a04v23n3.pdf. Acesso em 08/03/2024. http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180023 . Acesso em 08/03/2024.

REBOUÇAS, Melina Séfora Souza.; DUTRA. Elza. Plantão Psicológico: uma prática clíni-ca da contemporaneidade. Revista da Abordagem Gestáltica – XVI(1): 19-28, jan-jul, 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rag/v16n1/v16n1a04.pdf . Acesso em 08/03/2024.

ROCHA, Mariza Lopes da. Psicologia e as práticas institucionais: a pesquisa-intervenção em movimento. Psico, [S. l.], v. 37, n. 2, 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1431 . Acesso em 08/03/2024.

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SEE). Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br. Acesso em 08/03/2024.

SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Contribuições da psicologia à educação escolar: perpe-tuação ou transformação das desigualdades soaciais?. Estudos de Psicologia. Campinas-SP. 39. E200178. 2022. https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e200178 . Acesso em 08/03/2024.

ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa; MENDES, Luiza Bäumer. O papel da psicologia escolar na perspectiva da análise institucional. Revista Diálogo, Canoas, n. 43, p. 89-98, abr. 2020. http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5103 . Acesso em 08/03/2024.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

MATA, Inácia Luzia Paiva da; COSTA, Michel de Rezende. REFLEXÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 507–525, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32607. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre