Intervenção precoce e autismo: um relato sobre o Programa Son-Rise
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P412Palabras clave:
Autismo, intervenção precoce, desenvolvimento infantilResumen
A necessidade de intervenção precoce para pessoas com diagnóstico de
autismo tem sido reiteradamente confirmada pela literatura. No entanto
poucas experiências sobre programas de intervenção têm sido publicadas
na literatura nacional, o que dificulta identificar o modo como são
desenvolvidas bem como o impacto dessas práticas no desenvolvimento da
criança. Este estudo tem por objetivos descrever a condução do Programa
Son-Rise com uma criança com autismo durante 12 meses e o impacto dessa
intervenção sobre o desenvolvimento da criança. Os resultados mostraram
que o desenvolvimento do programa na residência da família ocasionou
interferências na rotina familiar, diminuindo a intensidade da intervenção.
Além disso, foram observados avanços mais significativos nas áreas da
comunicação e interação do que no uso do olhar e contato visual. Por fim
são discutidos os pontos positivos e limitações observados nesse processo.
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