A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p125-136Resumo
O objetivo deste artigo é focalizar as estratégias de correção e intervenção textual do discente-monitor em resumos acadêmicos produzidos por discentes da disciplina “Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos”, verificando se, de fato, a monitoria de disciplina contribui para a orientação e mediação da reescrita de textos. Ancorando-nos estudos sobre o gênero textual resumo, bem como numa categorização de intervenções textuais, que variam de intervenções resolutivas a interativas, comparamos duas correções de resumos acadêmicos que compõem o nosso banco de dados: uma, realizada de maneira individual, por uma discente que não discutiu sobre o processo de correção e mediação da escrita de gêneros acadêmicos; e outra, realizada por dois discentes que já tinham passado pelo processo de atuarem como monitores e, assim, de discutir com a professora orientadora, ao longo de sua atuação, sobre as possibilidades e os limites de intervenção num texto cuja escrita e a palavra final é do discente-autor. A partir da comparação das duas correções, foi possível constatar que o trabalho de formação de corretores, um dos aspectos desenvolvidos na formação de monitores revela-se como um processo relevante na formação de futuros professores de Língua Materna que, dentre outras tarefas, precisam atuar como corretores, ou seja, interlocutores e mediadores da (re)escrita do texto de discentes, seja nos Ensinos Fundamental e Médio, seja no Ensino Superior.
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Referências
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