A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p125-136

Resumo

O objetivo deste artigo é focalizar as estratégias de correção e intervenção textual do discente-monitor em resumos acadêmicos produzidos por discentes da disciplina “Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos”, verificando se, de fato, a monitoria de disciplina contribui  para a orientação e mediação da reescrita de textos. Ancorando-nos estudos sobre o gênero textual resumo, bem como numa categorização de intervenções textuais, que variam de intervenções resolutivas a interativas, comparamos duas correções de resumos acadêmicos que compõem o nosso banco de dados: uma, realizada de maneira individual, por uma discente que não discutiu sobre o processo de correção e mediação da escrita de gêneros acadêmicos; e outra, realizada por dois discentes que já tinham passado pelo processo de atuarem como monitores e, assim, de discutir com a professora orientadora, ao longo de sua atuação, sobre as possibilidades e os limites de intervenção num texto cuja escrita e a palavra final é do discente-autor. A partir da comparação das duas correções, foi possível constatar que o trabalho de formação de corretores, um dos aspectos desenvolvidos na formação de monitores revela-se como um processo relevante na formação de futuros professores de Língua Materna que, dentre outras tarefas, precisam atuar como corretores, ou seja, interlocutores e mediadores da (re)escrita do texto de discentes, seja nos Ensinos Fundamental e Médio, seja no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Avelar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora Adjunta (UESB), Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Graduada em Letras (Português/Licenciatura -UFMG). Atua no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, ministrando disciplinas na Graduação, sobretudo na Área de Linguística de Texto. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), orientando trabalhos no âmbito do projeto "Linguística, Cognição e Multimodalidade". Desenvolve o projeto de pesquisa "Linguística, Cognição e Multimodalidade: interrelações entre fala e gestos na construção referencial", que conta com bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, e coordena o projeto de extensão "Leitura e Produção de Textos: diferentes olhares a partir da Linguística Textual e da Linguística Cognitiva", que conta com bolsistas financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UESB). É líder do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing - DGP/CNPq) e coordenadora, juntamente com Lilian Ferari (UFRJ) do Brazilian Red Hen Lab (sediado na UCLA e na Case Western Reserve University). Também é menbro das seguintes associações internacionais: International Cognitive Linguistics Association (ICLA), International Society for Gesture Studies (ISGS), Researching and Applying Metaphor (RaAM) e Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)

Beatriz Graça, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista. Graduada em Letras Modernas - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista - BA. Pesquisadora assistente no Laboratório de Estudos em Cognição e Linguagem (LeCogLing - DGP/CNPq)

André Lisboa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduado em Letras Modernas com formação dupla em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisador assistente no Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing - DGP/CNPq).

Hayat Pinheiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Linguística e Graduada em Letras Modernas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

GUIMARÃES SILVA, Jane Quintiliano; DA MATA, Maria Aparecida. Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 123-133, 2º sem. 2002.

MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de inserção de vozes: diferentes formas de menção ao dizer do autor do texto resenhado e de outros autores. In: MACHADO, Anna Rachel. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004. p. 44-59.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re) textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 2002.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Rio de Janeiro, mar. 2003.

RIBEIRO, Ana Elisa. Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionais do processo de produção e edição textual. In: RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual. Divinópolis: Artigo A, 2017. p. 63-76.

RUSSEL, Bertrand. Ensaios céticos. 2. ed. São Paulo, 1957.A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita135SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 125-136, 2º quadrimestre de 2019

Downloads

Publicado

30-10-2019

Como Citar

AVELAR, Maíra; GRAÇA, Beatriz; LISBOA, André; PINHEIRO, Hayat. A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 125–136, 2019. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p125-136. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/19558. Acesso em: 22 abr. 2025.