A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p125-136Abstract
O objetivo deste artigo é focalizar as estratégias de correção e intervenção textual do discente-monitor em resumos acadêmicos produzidos por discentes da disciplina “Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos”, verificando se, de fato, a monitoria de disciplina contribui para a orientação e mediação da reescrita de textos. Ancorando-nos estudos sobre o gênero textual resumo, bem como numa categorização de intervenções textuais, que variam de intervenções resolutivas a interativas, comparamos duas correções de resumos acadêmicos que compõem o nosso banco de dados: uma, realizada de maneira individual, por uma discente que não discutiu sobre o processo de correção e mediação da escrita de gêneros acadêmicos; e outra, realizada por dois discentes que já tinham passado pelo processo de atuarem como monitores e, assim, de discutir com a professora orientadora, ao longo de sua atuação, sobre as possibilidades e os limites de intervenção num texto cuja escrita e a palavra final é do discente-autor. A partir da comparação das duas correções, foi possível constatar que o trabalho de formação de corretores, um dos aspectos desenvolvidos na formação de monitores revela-se como um processo relevante na formação de futuros professores de Língua Materna que, dentre outras tarefas, precisam atuar como corretores, ou seja, interlocutores e mediadores da (re)escrita do texto de discentes, seja nos Ensinos Fundamental e Médio, seja no Ensino Superior.
Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
GUIMARÃES SILVA, Jane Quintiliano; DA MATA, Maria Aparecida. Proposta tipológica de resumos: um estudo exploratório das práticas de ensino da leitura e da produção de textos acadêmicos. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 123-133, 2º sem. 2002.
MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de inserção de vozes: diferentes formas de menção ao dizer do autor do texto resenhado e de outros autores. In: MACHADO, Anna Rachel. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004. p. 44-59.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re) textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 2002.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Rio de Janeiro, mar. 2003.
RIBEIRO, Ana Elisa. Revisão de textos e “diálogo” com o autor: abordagens profissionais do processo de produção e edição textual. In: RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual. Divinópolis: Artigo A, 2017. p. 63-76.
RUSSEL, Bertrand. Ensaios céticos. 2. ed. São Paulo, 1957.A correção de resumos acadêmicos: a monitoria de disciplina como atividade de mediação da (re)escrita135SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 125-136, 2º quadrimestre de 2019
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.