A organização textual do gênero acadêmico Squib na área de linguística

Autores

  • Flaviane Faria Carvalho UNIFAL-MG
  • Raquel Sacramento Universidade Federal de Alfenas/Instituto de Ciências Humanas e Letras

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p71-87

Palavras-chave:

Gêneros acadêmicos, Padrões de organização textual, Squib

Resumo

Este artigo visa descrever os padrões de organização textual do gênero acadêmico squib, com vistas a compreender as especificidades do seu processo de produção e de leitura. A relevância deste estudo se deve à incipiência de pesquisas desenvolvidas com este enfoque. Com base no referencial teórico-metodológico proposto por Swales (1990), Bhatia (1993), Miller (1994) e Motta-Roth e Hendges (2010), serão analisados dez squibs publicados em revistas acadêmicas da área de Linguística, na tentativa de verificar se há recorrência de movimentos e passos retóricos entre eles. Como resultado, foi possível apontar para certas tendências de organização textual, possibilitando a realização de um mapeamento dos movimentos e unidades retóricas desse gênero.

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Biografia do Autor

Flaviane Faria Carvalho, UNIFAL-MG

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa.

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Raquel Sacramento, Universidade Federal de Alfenas/Instituto de Ciências Humanas e Letras

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

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Publicado

18-11-2022

Como Citar

CARVALHO, Flaviane Faria; SACRAMENTO, Raquel. A organização textual do gênero acadêmico Squib na área de linguística. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 71–87, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p71-87. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/27953. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Leituras, releituras e desleituras