A organização textual do gênero acadêmico Squib na área de linguística
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p71-87Palabras clave:
Gêneros acadêmicos, Padrões de organização textual, SquibResumen
Este artigo visa descrever os padrões de organização textual do gênero acadêmico squib, com vistas a compreender as especificidades do seu processo de produção e de leitura. A relevância deste estudo se deve à incipiência de pesquisas desenvolvidas com este enfoque. Com base no referencial teórico-metodológico proposto por Swales (1990), Bhatia (1993), Miller (1994) e Motta-Roth e Hendges (2010), serão analisados dez squibs publicados em revistas acadêmicas da área de Linguística, na tentativa de verificar se há recorrência de movimentos e passos retóricos entre eles. Como resultado, foi possível apontar para certas tendências de organização textual, possibilitando a realização de um mapeamento dos movimentos e unidades retóricas desse gênero.
Descargas
Citas
BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. New York: Longman Publishing, 1993.
BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUZA, C. S. T. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUZA, C. S. T (org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 17-32. (Leitura, Escrita e Oralidade).
CARVALHO, F. F. Padrões de Organização Textual e Lexicogramatical do gênero acadêmico resumo de tese: Um Estudo de Caso. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v.49, n.1, p.115-128, jan./jul. 2010.
LUNGUINHO, M. Sobre o termo ‘squib’ em Linguística. Caderno De Squibs: Temas Em Estudos Formais Da Linguagem, Brasília, v.1, n.1, p.1, 2015.
MILLER, C. R. Genre as Social Action: In: FREEDMAN, A., MEDWAY, P. (org.). Genre and the new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, São Paulo, v.24, n.2, p. 341-383, 2008.
MOTTA-ROTH, D. Rethorical feactures and disciplinary cultures – a genrebased study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. 1995. 356 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 1995.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Z. B.; CARVALHO, F. F. A Produção Escrita de Artigo no Contexto Acadêmico. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 835-859, jul-set. 2019.
SWALES, J. M. Genre Analysis: english in academic and research settings. United Kingdom: Cambridge University Press, 1990.
ZAKIR, M. A.; ANDREU-FUNO, L. B. O Gênero Acadêmico em Questão: Uma Análise Sociorretórica de Resumos de Dissertações de Mestrado do Projeto Teletandem Brasil. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 877-897, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.