Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42Palavras-chave:
Cultura, Cidadania, Educação, Leitura, LitraturaResumo
O artigo apresenta proposta de registro e análise de ações contemporâneas de promoção da leitura literária em espaços escolares e extraescolares. Para tanto, anota conceitos relacionados à leitura como prática cultural; evoca aspectos fundantes da inclusão de uma literatura nacional como matéria de ensino, na escola brasileira do final do século XIX e, por fim, organiza e pontua tópicos de interesse em uma lista de iniciativas realizadas extramuros, por suas declaradas aspirações e provável relação de complementaridade com a institucionalização da literatura em versão atual. Em resultado, distende e problematiza a concepção de leitura literária comprometida a uma práxis de transformação social.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. 6a ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3a. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSCARELLI, Carla Viana (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
DEUBEL, R. Políticas públicas: Formulación, implementación y evaluación. Colombia: Aurora, 2006.
DURKHEIM, Émile. Lições de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GOHN, M. G. Educação não-formal na pedagogia social. In: DEUBEL, Andre-Noel Roth. Políticas públicas: formulación, implementación y evaluación. Bogotá, Colômbia: Ediciones Aurora, 2006.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v.1, n. 1, 9-43, jan-jun, 2001.
KOCH, Ingedore. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2003.
LAJOLO, M. Literatura e história da literatura: senhoras muito intrigantes. In : MALARD , L. et alii. História da literatura : ensaios. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.
LEAHY-DIOS, C. Educação literária como metáfora social. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2000
LOPES, A.C. A Educação não formal: um espaço alternativo da educação. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO (SIRSSE). VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD/CátedraUNESCO). n.04, 2017, Curitiba. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25198_12669.pdf Acesso em 14/07/2021, às 18h26min.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARSHALL,T. H. Cidadania, classe social e status. Trad. Milton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
PAULINO, G. Algumas especificidades da leitura literária. In: PAIVA, A. et al. (orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PAULINO, G. Glossário CEALE. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, FAE: UFMG.
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria. Acesso em 14/07/2021, às 10h:43 min.)
PAULINO, G.; COSSON, R. (orgs.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: FALE UFMG, 2004.
PCNEM (Brasil, 2000) .http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdfAcesso em 30/07/2021, às 16h11min.
PELLLB . Guia dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, MinC, MEC e Instituto Pró-Livro.
PMLLB (ALERJ, 2018). http://alerjln1.alerj.rj.gov.br Acesso em 30/07/2021, às 16h 15 min.
PNLL (SNBP, 2006) http://snbp.cultura.gov.br/pnll/ Acesso em 30/07/2021, às 16h 16 min.
SENNA, L A G Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Lingüística e na Psicopedagogia. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. n.12. 2000. Campinas/SP. Anais do 12º Congresso de Leitura do Brasil . Campinas/SP: Associação de Leitura do Brasil. 2000. 3203-3225.
SILVA, C. et al. As Redes de Aprendizagem e os Ambientes Educacionais no Ciberespaço. Agenda Social. v.4 , n.1, jan-abr / 2010, 64-76. Disponível em: http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/Agenda_Social_8012_1284493453.pdf Acesso em 14/07/2021, às 14h.
http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206 Acesso em 30/07/2021, às 11h00min.
https://www.cenpec.org.br/tematicas/retratos-da-leitura-no-brasil-por-que-estamos-perdendo-leitores Acesso em 30/07/2021, às 12h09min.
https://biblioo.info/forum-do-pmllb/ Acesso em 30/07/2021, às 12h29min.
https://www.lersalaocarioca.com.br/sobre-a-ler Acesso em 29/07/2021, às 11h49min.
http://flisi.com.br/a-flisi.asp Acesso em 29/07/2021, às 22h22min.
https://www.se.gov.br/noticias/educacao_cultura_esportes/encontro-estadual-do-proler-acontece-de-18-a-21-de-outubro Acesso em 29/07/2021, às 23h46min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".