Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social

Autores

  • Maria Aparecida Silva Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42

Palavras-chave:

Cultura, Cidadania, Educação, Leitura, Litratura

Resumo

O artigo apresenta proposta de registro e análise de ações contemporâneas de promoção da leitura literária em espaços escolares e extraescolares. Para tanto, anota conceitos relacionados à leitura como prática cultural; evoca aspectos fundantes da inclusão de uma literatura nacional como matéria de ensino, na escola brasileira do final do século XIX e, por fim, organiza e pontua tópicos de interesse em uma lista de iniciativas realizadas extramuros, por suas declaradas aspirações e provável relação de complementaridade com a institucionalização da literatura em versão atual. Em resultado, distende e problematiza a concepção de leitura literária comprometida a uma práxis de transformação social.

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Publicado

18-11-2022

Como Citar

RIBEIRO, Maria Aparecida Silva. Sobre a construção de uma sociedade leitora: leitura literária como praxis de transformação social. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 29–42, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p29-42. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/28022. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Leituras, releituras e desleituras