Entrevista com o Prof. Dr. Nabil Araújo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p383-386Palabras clave:
Entrevista, Nabil AraújoResumen
Nabil Araújo é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editor Associado de Matraga – Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ e coordernador do conselho editorial da Coleção Letras UERJ da EdUERJ. Líder do grupo de pesquisa interinstitucional “Retorno à Poética: imagologia, referenciação, genericidade” (CNPq). Orienta pesquisas de mestrado e de doutorado em Estudos Literários. Publicou diversas obras, dentre elas O evento comparatista: da morte da literatura comparada ao nascimento da crítica (EdUEL, 2019) e Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos (EdUERJ, 2020). Por sua tese de doutorado, recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Seu projeto “Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma ‘terceira via’ didático-pedagógica” foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Por duas vezes, em 2015 e em 2019, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Pró-reitoria de Graduação da UERJ. Sua produção acadêmica com enfoque em teoria literária nos levou a convidá-lo a explorar a desleitura como operador conceitual e suas possibilidades para pensar a leitura e o ensino de literatura.
Descargas
Citas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.