A escritura encarnada na criação de conhecimento científico-acadêmico:

notas sobre experiências

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DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2024v28n62p347-372

Mots-clés :

Escrita Acadêmica, Conhecimento Científico Acadêmico, Pesquisa Encarnada

Résumé

Este texto discute a importância, no interior dos fazeres acadêmicos, da escritura encarnada, apresentando-a como uma forma de expressão, e também criação, que transcende a simples transmissão de informações. A escritura encarnada é apresentada no texto como uma forma de reconciliar elementos aparentemente opostos, como sujeito(a) e objeto, razão e emoção, objetividade e subjetividade. Ela é vista como uma forma de criação linguística que dá sentido e promove a criação do conhecimento. A escritura encarnada permite que a pessoa pesquisadora encarne a escrita, tornando-a uma forma de sustentar uma vida, uma existência e a criação de saberes científicos. O texto também aborda os desafios e possibilidades da modelagem da escritura encarnada e a importância de se resgatar a escrita da zona do medo e da insegurança.

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Clebemilton Gomes do Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA), Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Linguagens (PPGTEL /UNEB)

Carlos Henrique de Lucas, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) / Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB).

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Publié-e

2024-10-31

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NASCIMENTO, Clebemilton Gomes do; LUCAS, Carlos Henrique de. A escritura encarnada na criação de conhecimento científico-acadêmico:: notas sobre experiências . Scripta, Belo Horizonte, v. 28, n. 62, p. 347–372, 2024. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2024v28n62p347-372. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/32735. Acesso em: 20 oct. 2025.

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