A alquimia da língua portuguesa nos portos da expansão em Moçambique, com Mia Couto
Keywords:
Mia Couto, literatura africana de língua portuguesa, Moçambique, língua portuguesa, uso da linguagemAbstract
Escrevendo em português, língua oficial de Moçambique e sua língua nativa, Mia Couto, no entanto, baseia seu trabalho na cultura do seu país, reino da palavra oral e da sabedoria tradicional africana. Para o autor, a língua portuguesa não é um mero instrumento de escrita, de trabalho artístico. O escritor revela conhecer o papel e o lugar da língua portuguesa na expressão dos sentimentos de um povo ex-colonizado, ao reinventar suas formas de expressão e adaptar sua gramática adiferentes sentimentos, estruturas mentais e consciência social. O trabalho com a linguagem em Mia Couto é por isso mais que lingüístico, pois revela uma filosofia de uso da linguagem para expressar nova realidade cultural e social.
Downloads
References
BOSE, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
COUTO, Mia. Cronicando. Lisboa: Caminho, 1991.
COUTO, Mia. Entrevista. Jornal de Letras, Artes e Ideias, Lisboa, 18 ago. 1994. p. 14.
COUTO, Mia. Terra sonâmbula. Lisboa: Caminho, 1992.
MANUEL, Rui. Poesia Necessária.
MATA, Inocência. A oralidade; uma força comunicativa na obra de Luandino Vieira: o exemplo da estória da galinha e do ovo. In: COLLOQUE INTERNACIONAL LES LITÉRATURES AFRICANES DE LANGUE PORTUGAISE. Actes... Paris: Fondation Calouste Gulbenkian, 1985.
ROUANET, Sérgio Paulo. Édipo e o anjo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981. Apud SECCO, Carmen Lúcia Tindó. No ranger da memória e nas redes do poético; o processo de reinvenção verbal em Guimarães Rosa, Luandino Vieira e Mia Couto. Range-Rede, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.