Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes
Keywords:
Citação, Discurso do outro, Práticas de escritura na universidade, Discurso teórico, Didática da escritura,Abstract
Este artigo tem como objeto de estudo a citação em textos teóricos produzidos por estudantes universitários. Na primeira parte, trata, inicialmente, da forma como é abordada a citação nos manuais de metodologia da escrita destinados aos estudantes. A análise dessas obras aponta uma falta, geral, de ancoragem teórica na apreensão da citação, que é tratada muito freqüentemente sob um ângulo moralizador e tecnicista. A segunda parte propõe possibilidades de trabalho visando integrar a citação nas práticas de escritura mais gerais. Trata-se, em particular, de restituir à citação sua dimensão estética, de melhor considerar sua dimensão funcional e seu papel de legitimação e, enfim, de permitir aos estudantes ampliar seu potencial de produção de sentido. A terceira
parte, ilustrativa, identifica alguns problemas apresentados nas práticas de citação de alunos do segundo ano, quando são confrontados com a escritura de um relatório de estágio.
Downloads
References
BOCH, Françoise. La tâche d’écriture et de réécriture à l’université: la prise de notes, entre texte source et texte cible. Lille: Presses du Septentrion, 1999.
BOCH, Françoise; Grossmann, Francis (Ed.). De l’usage des citations dans le discours théorique: des constats aux propositions didactiques. Lidil, n. 24, p. 91-112, 2001.
DAUNAY, B. La paraphrase dans l’enseignement du français. Berne: Peter Lang, 2002.
GROSSMANN, Francis. Les modes de référence à autrui: l’exemple de la revue Langages. Faits de Langue, n. 18. (no prelo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.