Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes
Mots-clés :
Citação, Discurso do outro, Práticas de escritura na universidade, Discurso teórico, Didática da escritura,Résumé
Este artigo tem como objeto de estudo a citação em textos teóricos produzidos por estudantes universitários. Na primeira parte, trata, inicialmente, da forma como é abordada a citação nos manuais de metodologia da escrita destinados aos estudantes. A análise dessas obras aponta uma falta, geral, de ancoragem teórica na apreensão da citação, que é tratada muito freqüentemente sob um ângulo moralizador e tecnicista. A segunda parte propõe possibilidades de trabalho visando integrar a citação nas práticas de escritura mais gerais. Trata-se, em particular, de restituir à citação sua dimensão estética, de melhor considerar sua dimensão funcional e seu papel de legitimação e, enfim, de permitir aos estudantes ampliar seu potencial de produção de sentido. A terceira
parte, ilustrativa, identifica alguns problemas apresentados nas práticas de citação de alunos do segundo ano, quando são confrontados com a escritura de um relatório de estágio.
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Références
BOCH, Françoise. La tâche d’écriture et de réécriture à l’université: la prise de notes, entre texte source et texte cible. Lille: Presses du Septentrion, 1999.
BOCH, Françoise; Grossmann, Francis (Ed.). De l’usage des citations dans le discours théorique: des constats aux propositions didactiques. Lidil, n. 24, p. 91-112, 2001.
DAUNAY, B. La paraphrase dans l’enseignement du français. Berne: Peter Lang, 2002.
GROSSMANN, Francis. Les modes de référence à autrui: l’exemple de la revue Langages. Faits de Langue, n. 18. (no prelo).
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