Fake news, desinformação e necessidade de formar leitores críticos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p265-295Keywords:
Fake news, Desinformação, Letramento, Formação de leitorAbstract
Este artigo apresenta uma discussão sobre fake news e desinformação, considerando efeitos desses fenômenos na sociedade contemporânea e atentando para a necessidade de formar leitores críticos, conscientes da exigência de conhecer a origem das informações. Nosso objetivo é mostrar como as fake news e a desinformação se originam, se constituem e propagam seus efeitos na sociedade. Os dados analisados estão situados em dois momentos importantes no país: o período das eleições a Presidente da República do Brasil, em 2018, e o segundo ano da pandemia decorrente da Covid-19, em 2021. Analisamos o contexto de produção das fake news e da desinformação, considerando o contexto de produção, o mundo físico e o sociossubjetivo, bem como os mecanismos enunciativos (BRONCKART, 1999, 2019), buscando argumentar a favor da formação de leitores críticos (KLEIMAN; SANTOSMARQUES, 2020; LEURQUIN, 2001, 2014; LEURQUIN; LEURQUIN, 2021; BRASIL, 2017).
Downloads
References
Referências bibliográficas
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.106 p.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos : por um interacionismo
sociodiscursivo. 1ª ed. Trad. Anna Rachel Machado. São Paulo, Educ, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul, Théories du langage: nouvelle introduction critique , Mardaga superieur 2019 Bruxelle (Belgique)
FRANÇA, Vera. et XXXXXXX. em Diário da quarentena [livro eletrônico]: a pandemia de COVID -19 como acontecimento, Vera França [et al.]. Belo Horizonte, MG: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020. 492 p. – (Olhares Transversais – v. 2)
ISBN 978-65-86989-04-5 disponívelem https://seloppgcom.fafich.ufmg.br/novo/publicacao/diario-da-quarentena/
STREET, Brian. Social Literacies.Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. Harow: Pearson, 1995.
STREET. Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Trad. Marcos Bagno. Filologia linguística do português, n. 8, p. 465-488, 2006.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.240p.
UNESCO. Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation: Handbook for Journalism Education and Training. Publicado em 2018 UNESCO. IRETON, Cherilyn e POSETTI, Julie. ISBN: 978-85-7652-240-9. 129 páginas. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647.locale=en
Referências eletrônicas das fake news.
https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/06/02/bolsonaro-pronunciamento-covid-19/
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/18/actualidad/1539847547_146583.html
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.