Arte moderna, arte impura: a Semana de 22 e as mídias
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n58p9-17Keywords:
EditorialAbstract
Este dossiê propôs que pesquisadores abordassem, por ocasião da efeméride, relações entre a literatura e outras mídias na Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, e nas reverberações culturais dela ao longo dos últimos 100 anos.
Downloads
References
ANDRADE, Oswald de. O triunfo de uma revolução. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 49-52.
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
BASUALDO, Carlos. Vanguarda, cultura popular e indústria cultural no Brasil. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 11-28.
BENTES, Ivana. Multitropicalismo, cine-sensação e dispositivos teóricos. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 99-128.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
CALIL, Carlos Augusto. Foto tida como ícone da Semana de 1922 foi feita em 1924. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2019. Ilustríssima.Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/10/foto-tida-como-icone-da-semana-de-1922-foi-feita-em-1924.shtml>. Acesso em: 06 fev. 2023.
CONFERÊNCIA MAGNA: Modernismo e Cinema XAVIER, Ismail. Aula Magna Fapesp: Modernismo e Cinema. In: CEM anos da Semana de Arte Moderna: pesquisa, arte e literatura. Agência FAPESP. [S.l.], 16. fev. 2022. 1 vídeo (3h51min10s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d-j-Cu0s6-k>. Acesso em: 06 fev. 2023. (Início a partir de 2h35min).
CORRÊA, José Celso Martinez. O rei da vela: manifesto do oficina. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 233-235.
CORREIO Paulistano. Semana de Arte Moderna. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 429-434.
NAGIB, Lúcia. Antropofagia e Intermidialidade: usos da literatura colonial no cinema modernista brasileiro. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 6, n. 1. 2017, p. 1-20.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs. Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.
STERZI, Eduardo. Saudades do mundo. São Paulo: Todavia, 2022.
SUSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras. Literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.