Arte moderna, arte impura: a Semana de 22 e as mídias

Auteurs-es

  • Marcio de Vasconcelos Serelle PUC Minas
  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo PUC Rio

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n58p9-17

Mots-clés :

Editorial

Résumé

Este dossiê propôs que pesquisadores abordassem, por ocasião da efeméride, relações entre a literatura e outras mídias na Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, e nas reverberações culturais dela ao longo dos últimos 100 anos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcio de Vasconcelos Serelle, PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (PUC Minas). Pesquisador do CNPq. Doutor em História e Teoria Literária pela Unicamp. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Comunicação Social da PUC Minas. Foi professor visitante na Universidade de Queensland, Austrália. ORCID: 0000-0003-0142-6938.

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, PUC Rio

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Pesquisadora do CNPq. Doutora em Letras, professora do Departamento de Comunicação Social e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É autora, dentre outros trabalhos, dos livros: A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política, Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana. ORCID: 0000-0001-6124-5464.

Références

ANDRADE, Oswald de. O triunfo de uma revolução. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 49-52.

AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra. Cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

BASUALDO, Carlos. Vanguarda, cultura popular e indústria cultural no Brasil. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 11-28.

BENTES, Ivana. Multitropicalismo, cine-sensação e dispositivos teóricos. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 99-128.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

CALIL, Carlos Augusto. Foto tida como ícone da Semana de 1922 foi feita em 1924. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2019. Ilustríssima.Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/10/foto-tida-como-icone-da-semana-de-1922-foi-feita-em-1924.shtml>. Acesso em: 06 fev. 2023.

CONFERÊNCIA MAGNA: Modernismo e Cinema XAVIER, Ismail. Aula Magna Fapesp: Modernismo e Cinema. In: CEM anos da Semana de Arte Moderna: pesquisa, arte e literatura. Agência FAPESP. [S.l.], 16. fev. 2022. 1 vídeo (3h51min10s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d-j-Cu0s6-k>. Acesso em: 06 fev. 2023. (Início a partir de 2h35min).

CORRÊA, José Celso Martinez. O rei da vela: manifesto do oficina. In: BASUALDO, Carlos. (org.). Tropicália. Uma revolução na cultura brasileira. São Paulo: Cosac Naif, 2007. p. 233-235.

CORREIO Paulistano. Semana de Arte Moderna. In: BOAVENTURA, Maria Eugênia. 22 por 22: A semana de arte moderna vista por seus contemporâneos. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. 429-434.

NAGIB, Lúcia. Antropofagia e Intermidialidade: usos da literatura colonial no cinema modernista brasileiro. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 6, n. 1. 2017, p. 1-20.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs. Flores Nogueira (org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.

STERZI, Eduardo. Saudades do mundo. São Paulo: Todavia, 2022.

SUSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras. Literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Téléchargements

Publié-e

2023-02-28

Comment citer

SERELLE, Marcio de Vasconcelos; FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Arte moderna, arte impura: a Semana de 22 e as mídias. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 58, p. 9–17, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n58p9-17. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/30174. Acesso em: 30 sept. 2025.