discursive projection of ethos in examiner-examinee interaction:

a study of interlocution in the Celpe-Bras exam

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p406-438

Keywords:

ethos, intercultural relationships, examiner-candidate, oral examination, Celpe-Bras

Abstract

This paper focuses on face-to-face interactions between examiner and candidate in the oral exam of Celpe-Bras, the Brazilian exam for certification of proficiency in Portuguese for foreigners, developed and issued by the Brazilian Ministry of Education (MEC). Our aim  is to analyze, from the theoretical framework of Discourse Analysis, how the discursive construction of ethos occurs in these interactions, more specifically in the first five minutes of conversation - known as "ice breakers" - aimed at topics of the examinee’s personal interest, informed by him / her in the application forms. The choice for this moment is justified for its being an interaction that tends to be less tense and more natural, serving as preparation for the continuity of the oral examination. The corpus is composed of three interactions with participants from different origins: Denmark, Argentina and Turkey. In this analysis, we understand the idea of ethos from Maingueneau’s conception, as well as the important contributions by Ducrot (1984), Goffman (1995), Amossy (2016), and Brown and Levinson (1987). Data show that the participants are collaborative not only in the construction of the ethos of themselves, but also of the institutional ethos, marked by demonstrations of closeness and cordiality.

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Author Biographies

Patrícia Rodrigues Tanuri Baptista, CEFET-MG

Graduação em Letras (UFJF), Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem (PUC-Rio) e
Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG).


Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de
Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em
Estudos de Linguagens, no Bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e na Educação Profissional
Técnica de Nível Médio (EPTNM). É membro do Programa de Extensão Português como Língua
Estrangeira, em que coordena o Curso Preparatório para o Exame Oral do Celpe-Bras para estudantes
estrangeiros. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando
principalmente nos seguintes temas: identidade social, ethos, rádio, ato de fala, edição e revisão de texto,
assim como ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como língua materna e como língua estrangeira.

Natália Moreira Tosatti, CEFET-MG

Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa), mestre e doutora em Estudos
Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.


Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de
Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atuou como docente e coordenadora das disciplinas
de Português como Língua Estrangeira (PLE) do Departamento de Letras, na Universidade Federal de
Viçosa. Foi bolsista CAPES/REUNI no curso de Letras da UFMG, além de ter atuado como professora de
Língua Portuguesa e Produção de Texto no Ensino Médio e no Ensino Superior. Trabalhou também no
Unicentro Newton Paiva como tutora no curso de Letras EaD. Participou da banca de correção das provas de
Redação e Língua Portuguesa do vestibular UFMG e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atuou
como consultora PNUD, junto ao INEP, realizando estudos de avaliação diagnóstica sobre o perfil do
avaliador da parte oral do Exame Celpe-Bras. No período de 2012 a 2015, fez parte da Comissão Técnico-
Científica do exame Celpe-Bras, participando da elaboração e correção do exame, realizando
credenciamentos de Postos Aplicadores e capacitação de aplicadores e avaliadores. Desenvolve pesquisa
sobre gêneros textuais e materiais didáticos, avaliação de proficiência em língua portuguesa formação de
professores de PLA e políticas linguísticas. Ocupou a função de Secretária Adjunta de Relações
Internacionais do CEFET-MG no período de 2015 a 2019. Em 2022 volta a compor a Comissão Técnico-
Científica do exame Celpe-Bras.

Renato Caixeta, CEFET - MG

Graduação em Letras pela UFMG (1992), mestrado em estudos Linguísticos pela UFMG (1998) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Desde 1997 é profesor de inglês - Coordenação de línguas Estrangeiras do Departamento de Línguagem e Tecnologia do CEFET-MG, e desde 2012 é membro do corpo docente do curso de Letras (Bacharelado ênfase Tecnologia da Edição) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

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Published

2023-12-21

How to Cite

BAPTISTA, Patrícia Rodrigues Tanuri; TOSATTI, Natália Moreira; RENATO CAIXETA. discursive projection of ethos in examiner-examinee interaction:: a study of interlocution in the Celpe-Bras exam. Scripta, Belo Horizonte, v. 27, n. 60, p. 406–438, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p406-438. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/30468. Acesso em: 20 oct. 2025.

Issue

Section

Eixo III. Descrição de aspectos linguísticos na interação entre línguas