Educação a distância: como revisar os materiais didáticos
Keywords:
Educação a distância, Revisão de material didático.Abstract
A produção de materiais destinados à Educação a Distância (ou EaD) vem sendo alvo de atenção por diferentes instituições de ensino. Um dos aspectos implicados nessa produção é o processo de revisão de materiais que envolve tanto aspectos didáticos quanto linguísticos. Ao privilegiar uma concepção dialógica de linguagem na revisão dos materiais para a EaD, a equipe responsável por essa atividade contribui para que os autores dessas produções reavaliem seus materiais na direção da contextualização e da interação, o que pode aumentar as chances de aprendizagem do aluno que se inclui nessa modalidade de ensino.
Downloads
References
ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcos. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED), 2009.
FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1986. p. 1506.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. p. 10 -11.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Exercícios de compreensão ou de copiação nos manuais de ensino de língua? Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1039/941>. Acesso em: 19 jul. 2011.
MORAN, José Manuel. O que é a educação a distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 20 jul. 2011.
SOLETIC, Angeles. A produção de materiais escritos nos programas de educação a distância: problemas e desafios. In: LITWIN, Edith. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 84.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.