Reflexões acerca das práticas de tradução e revisão de textos e de parâmetros para a formação de tradutores e revisores
Keywords:
Ensino de língua portuguesa, Revisão de textos, Tradução, Formação de revisores, Tradutores.Abstract
Nosso propósito neste artigo é fazer algumas reflexões sobre as atividades de tradução e revisão de textos e também sobre parâmetros para a formação de tradutores e revisores, levando em conta a necessária interlocução entre esses profissionais. Nesse sentido, mencionamos uma experiência de ensino desenvolvida a partir da implantação do Laboratório de Tradução e Revisão de Textos do Curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.
Downloads
References
ALVES, Rubem. Sobre gramáticos e revisores. Portal aprendiz. Disponível em: <http://aprendiz.uol.com.br> . Acesso em: 15 mai. 2011.
ANDERSON, Flávia Carneiro. A (não) relação entre tradutores e copidesques no processo de edição de obra estrangeira. Tradução em Revista, Rio de Janeiro, n. 2, p.37-67, 2005.
ARROJO, Rosemary. Tradução, desconstrução e psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
ARROJO, Rosemary. O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes, 1992.
BAGNO, Marcos. Deixem eu ser brasileiro!. Caros Amigos, São Paulo, n. 143,p. 14, fev. 2009.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. Humboldt. Trad.: Fernando Camacho.
MUNIQUE, F. Bruckmann, n. 40, p. 38-45, 1979.
GONÇALVES, José Luiz Vila Real; MACHADO, Ingrid Trioni Nunes. Um panorama do ensino de tradução e a busca da competência do tradutor. Cadernos de Tradução da UFSC, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 45-69, 2006.
NESTROVSKI, Arthur. Edição como interpretação. In: NESTROVSKI, Arthur. Ironias da modernidade. São Paulo: Ática, 1996. Cap. 5, p. 95-99.
SANT’ANA, Rivânia M. T.; SOUZA, Mônica S. O ensino de Língua Portuguesa para o 3º grau: relato da experiência “Oficina de Produção de Textos”. In: DELL’ISOLA, R. L. P.; MENDES, E. A. de M. (Org). Reflexões sobre a língua portuguesa: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1997. p. 131-139.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.