Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
Keywords:
Aquisição da escrita, Palavra, Letramento.Abstract
Buscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.
Downloads
References
ABAURRE, M.B.M. Linguística e psicopedagogia. In: SCOZ, B.J.L. et al. (Org.) Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987, p. 186-216.
ABAURRE, M.B.M. O que revelam os textos espontâneos sobre a representação que faz a criança do objeto escrito? In: KATO, M.A. (Org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988, p.135-42.
ABAURRE, M.B.M. Oral and written texts: beyond the descriptive illusion of similarities and differences. Campinas: Unicamp, 1989.
ABAURRE, M.B.M. A relevância dos critérios prosódicos e semânticos na elaboração de hipóteses sobre segmentação na escrita inicial. Boletim da Abralin, v. 11, 1991. p. 203-217.
ABAURRE, M.B.M. Os estudos linguísticos e a aquisição da escrita. In: CASTRO, M.F.P. (Org.) O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Unicamp, 1996, p. 111-178.
ABAURRE, M.B.M. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita In: LAMPRECHT, R. R. (Org.) Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999, p. 167-186.
ABAURRE, M.B.M ; CAGLIARI, L.C. Textos espontâneos na primeira série: evidência da utilização, pela criança, de sua percepção fonética para representar e segmentar a escrita. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 14, 1985. p. 25-29.
ABAURRE, M. B. M.; SILVA, A. O desenvolvimento de critérios de segmentação na escrita. Temas em psicologia, São Paulo, v. 1, 1993. p. 89-102.
CAPRISTANO, C.C. Aquisição da escrita infantil: considerações sobre a relação oralescrito. In: V SIMPÓSIO DE FILOSOFIA E CIÊNCIA, 5, 2003, Marília. Trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidades da ciência. Marília: Unesp, 2003.
CAPRISTANO, C.C. A propósito da escrita infantil: uma reflexão sobre as segmentações não-convencionais. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, 2004. p. 245-260.
CAPRISTANO, C.C. Segmentação na escrita infantil. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.
CAPRISTANO, C.C. Mudanças na trajetória da criança em direção à palavra. 2007b. 132 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.
CHACON, L. Constituintes prosódicos e letramento em segmentações nãoconvencionais. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, 2004. p. 223-232.
CHACON, L. Hipersegmentações na escrita infantil: entrelaçamento de práticas de oralidade e de letramento. Estudos Linguísticos, Campinas, v. 34, 2005. p. 77-86.
CHACON, L. Prosódia e letramento em hipersegmentações: reflexões sobre a aquisição da noção de palavra. In: CORRÊA, M.L.G. (Org.) Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006a.
CHACON, L. Prosodia y cultura letrada en hipersegmentaciones: reflexiones sobre la adquisición de la noción de palabra. Lenguas Vivas, v. 6, 2006b. p. 48-59.
CUNHA, A.P.N. A hipo e a hipersegmentação nos dados de aquisição da escrita: um estudo sobre a influência da prosódia. 2004. 132 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
MIRANDA, A.R.M. A aquisição ortográfica das vogais do português: relações com a fonologia e a morfologia. Revista Letras, Santa Maria, n. 36, jan./jul. 2008a. p.151-168.
MIRANDA, A.R.M. Aspectos da escrita espontânea e da sua relação com o conhecimento fonológico. In: LAMPRECHT, R.R. Aquisição da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008b.
OLIVEIRA, M.A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005.
OLIVEIRA, M.A. Aspectos linguísticos da alfabetização. CEALE Debate, Belo Horizonte, FAE/UFMG, 2006.
OLIVEIRA, M.A.; ALVARENGA, D. Canonicidade silábica e aprendizagem da escrita. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 1, n. 5, 1997. p. 127-
OLIVEIRA, M.A.; ASSUMPÇÃO, S.R.B. Para além da frase: os recursos de pontuação como elementos de natureza textual e sociodiscursiva. In: ENCONTRO
DO CELSUL, 5, 2002, Curitiba. Anais do 5º Encontro do CELSUL. Curitiba: CELSUL, 2002.
SERRA, M. P. Segmentação de palavras: prosódia e convenções ortográficas na elaboração da escrita infantil. 2007. 102 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto.
SILVA, A. Alfabetização: a escrita espontânea. São Paulo: Contexto, 1994.
TENANI, L.E. Segmentações não-convencionais e teorias fonológicas. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, 4, 2004. p. 233-244.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.