Temporalidades e treinamento escolar em textos de pré-universitários
Keywords:
Temporalidade, Heterogeneidade, Treinamento escolar, Escrita.Abstract
Neste artigo, que lida com textos produzidos em situação de avaliação de exame vestibular, investiga-se como os textos de pré-universitários se organizam do ponto de vista dos arranjos temporais e como o treinamento escolar participa das opções por certos tipos de organização das temporalidades.
Downloads
References
AFONSO, A.J. Os lugares da educação. In: VON SIMSON, O. de M.; PARK, M.B.; FERNANDES, R.S. (Org.) Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. p. 29-39.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. Tradução para o português por Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, para uso didático, com base na tradução inglesa deI. R. Titunik “Discourse in life and discourse in art – concerning sociologial poetics”. In: VOLOSHINOV, V. N. Freudism, New York: Academic Press, 1976 (original russo de 1926).
BENSA, A. Images et usages du temps. Terrain, Paris, v. 29, sept 1997. p. 5-18.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes, 1989.
CANUT, C. Le spectre identitaire: entre langue et pouvoir au Mali. Limoges: Lambert-Lucas, 2008.
CORRÊA, M.L.G. Arranjos referenciais de tempo em textos de pré-universitários: letramento e oralidade. Gragoatá, Niterói, v. 25, 2008. p. 75-93.
GANDON, T.R. D’A. Entre memória e história: tempos múltiplos de um discurso a muitas vozes. Projeto História, São Paulo, v. 22, 2001. p.139-155.
GOODY, J. Entre l’oralité et l’écriture. Paris: PUF, 1993.
KOCH, I.V.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
LABORDE-MILAA, I. Le passé simple dans des rapports de stage: tentatives d’explication. Le français aujourd’hui, Paris, v. 139, 2002. p. 97-106.
MAINGUENEAU, D. L’analyse du discours: introduction aux lectures de l’archive. Paris: Hachette, 1991.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. p. 163-252.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.