Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117Keywords:
Interação didática, Escolarização, Falantes e ouvintes, Intercultural, Uso da palavra.Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir sobre a interação didática como um dos contextos dialógicos e discursivos genuínos para a formação do sujeito em termos do uso da palavra em sociedade. Assumindo um olhar dialógico (VOLOCHÍNOV, 1929/1999) – interacional (MEAD, 1934/1962) e metodologicamente amparado em princípios da etnografia, são trazidas cenas de interação didática de dois grupos (um alemão e um brasileiro) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que o uso da palavra em sala de aula, ou seja, o modo como professor e alunos se posicionam como falantes e ouvintes em seus dia a dia interacionais, está submetido a convenções culturais, tanto em termos de uma cultura escolar ocidental, quanto de uma cultura escolar local.
Downloads
References
BAPTISTA, Patrícia Rodrigues Tanuri. Capítulo 20 – O eu e o outro em interações ouvinte-locutor de rádio: um estudo da co-construção das identidades sociais. In: LOPES, Luiz Paulo da Moita; BASTOS, Liliana Cabral (Org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. p. 365-388.
COELHO, Fernanda de Castro Batista. Construção identitária e(m)
comportamentos na sala de aula: o agenciamento da palavra em dois grupos (um alemão e um brasileiro). Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
DIXON, Carol N.; GREEN, Judith L.; ZAHARLICK, Amy. A Etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 42, p. 13-79, dez. 2005.
EHLICH, Konrad. Análise da Atividade Verbal. Tradução de Carmem Zink Bolognini. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, n. 21, p. 79-93, jan./jun. 1994.
ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography “ethnographic”? Council on Anthropology and Education Newsletter/Antropology & Education Quarterly, Boston, v. 4, n. 2, p. 10-19, 1973.
ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching In: WITTROCK, Merlin C. (Org.). Handbook of research on teaching. 3rd ed. New York: Macmillan Publishing Company, 1990. p. 119-158.
ERICKSON, Frederick. Studying side by side: collaborative action ethnography in educational research. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 235-258.
GUMPERZ, Jenny; GUMPERZ, John. J. Communicative Competence in Educational Perspective. In: WILKINSON, Louise Cherry (Org.). Communicating in the classroom. New York: Academic Press, 1982. p. 13-26.
HOLLAND, Dorothy; LACHICOTTE, William Jr.; SKINNER, Debra; CAIN, Carole. Identity and Agency in Cultural Worlds. London: Harvard University Press, 1998.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. São Paulo: Parábola, 1996.
KLEIMAN, Angela B. Introdução. E um início: a pesquisa sobre interação e aprendizagem. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 18, p. 5-14, jul./dez. 1991.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
MCDERMOTT, Ray; VARENNE, Hervé. Reconstructing culture in educational research. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 3-32.
MEAD, George H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1962. Original publicado em 1934.
MERRITT, Marilyn. Distributing and directing attention in primary classrooms. In: WILKINSON, Louise Cherry (Org.). Communicating in the classroom. New York: Academic Press, 1982. p. 223-244.
MODL, Fernanda de Castro; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 15, n. 1, p. 267-287, jul. 2015a.
MODL, Fernanda de Castro; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. (Re)Construção Identitária em movimentos de referenciação: representações sociais sobre o professor na formação inicial. Nonada, Porto Alegre, n. 24, p. 61-82, 1. sem. 2015b.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2004.
POWELL, Kimberly. Inside-Out and Outside-In: participant observation in Taiko Drumming. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p. 33-64.
SACKS, Harvey; SCHEGLOFF, Emanuel A.; JEFFERSON, Gail. A Simplest Systematics for the Organization of Turn-Taking for Conversation. Language, v. 50, n. 4, p. 696-735, Dec. 1974.
SATO, Leny; SOUZA, Marilene. Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em psicologia. Psicol. USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 29-47, 2001.
SIGNORINI, Inês. Figuras e modelos contemporâneos da subjetividade. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. p. 333-380.
SOBRAL, Adail. Que pesquisa? Qual ensino? Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 1, p.237-260, jan./jun. 2013.
SPINDLER, George. Living and writing ethnography: an exploration in selfadaptation and its consequences. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 65-81.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Laud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. Original publicado em 1929.
WILKINSON, Louise Cherry. Introduction: a sociolinguistic approach to communicating in the classroom. In: WILKINSON, Louise Cherry (Org.). Communicating in the classroom. New York: Academic Press, 1982. p. 3-12.
ZANDWAIS, Ana. Demandas da pesquisa e diálogos entre teoria e prática. In: LEFFA, Vilson; ERNST, Aracy (Org.). Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012. p.13-26.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.