Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno

Auteurs-es

  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117

Mots-clés :

Interação didática, Escolarização, Falantes e ouvintes, Intercultural, Uso da palavra.

Résumé

O objetivo deste trabalho é discutir sobre a interação didática como um dos contextos dialógicos e discursivos genuínos para a formação do sujeito em termos do uso da palavra em sociedade. Assumindo um olhar dialógico (VOLOCHÍNOV, 1929/1999) – interacional (MEAD, 1934/1962) e metodologicamente amparado em princípios da etnografia, são trazidas cenas de interação didática de dois grupos (um alemão e um brasileiro) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que o uso da palavra em sala de aula, ou seja, o modo como professor e alunos se posicionam como falantes e ouvintes em seus dia a dia interacionais, está submetido a convenções culturais, tanto em termos de uma cultura escolar ocidental, quanto de uma cultura escolar local.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (PUCMinas)

Mestre em Letras (PUCMinas)

Graduada em Letras Português/Inglês (PUCMinas)

Professora Adjunta Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários

Área Linguística Aplicada

Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL)

Références

BAPTISTA, Patrícia Rodrigues Tanuri. Capítulo 20 – O eu e o outro em interações ouvinte-locutor de rádio: um estudo da co-construção das identidades sociais. In: LOPES, Luiz Paulo da Moita; BASTOS, Liliana Cabral (Org.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. p. 365-388.

COELHO, Fernanda de Castro Batista. Construção identitária e(m)

comportamentos na sala de aula: o agenciamento da palavra em dois grupos (um alemão e um brasileiro). Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

DIXON, Carol N.; GREEN, Judith L.; ZAHARLICK, Amy. A Etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 42, p. 13-79, dez. 2005.

EHLICH, Konrad. Análise da Atividade Verbal. Tradução de Carmem Zink Bolognini. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, n. 21, p. 79-93, jan./jun. 1994.

ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography “ethnographic”? Council on Anthropology and Education Newsletter/Antropology & Education Quarterly, Boston, v. 4, n. 2, p. 10-19, 1973.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods in research on teaching In: WITTROCK, Merlin C. (Org.). Handbook of research on teaching. 3rd ed. New York: Macmillan Publishing Company, 1990. p. 119-158.

ERICKSON, Frederick. Studying side by side: collaborative action ethnography in educational research. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 235-258.

GUMPERZ, Jenny; GUMPERZ, John. J. Communicative Competence in Educational Perspective. In: WILKINSON, Louise Cherry (Org.). Communicating in the classroom. New York: Academic Press, 1982. p. 13-26.

HOLLAND, Dorothy; LACHICOTTE, William Jr.; SKINNER, Debra; CAIN, Carole. Identity and Agency in Cultural Worlds. London: Harvard University Press, 1998.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. São Paulo: Parábola, 1996.

KLEIMAN, Angela B. Introdução. E um início: a pesquisa sobre interação e aprendizagem. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 18, p. 5-14, jul./dez. 1991.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

MCDERMOTT, Ray; VARENNE, Hervé. Reconstructing culture in educational research. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 3-32.

MEAD, George H. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press, 1962. Original publicado em 1934.

MERRITT, Marilyn. Distributing and directing attention in primary classrooms. In: WILKINSON, Louise Cherry (Org.). Communicating in the classroom. New York: Academic Press, 1982. p. 223-244.

MODL, Fernanda de Castro; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Realinhamento Identitário do (futuro) professor: efeitos representacionais no e pelo relatório de estágio. Eutomia, Recife, v. 15, n. 1, p. 267-287, jul. 2015a.

MODL, Fernanda de Castro; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. (Re)Construção Identitária em movimentos de referenciação: representações sociais sobre o professor na formação inicial. Nonada, Porto Alegre, n. 24, p. 61-82, 1. sem. 2015b.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2004.

POWELL, Kimberly. Inside-Out and Outside-In: participant observation in Taiko Drumming. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p. 33-64.

SACKS, Harvey; SCHEGLOFF, Emanuel A.; JEFFERSON, Gail. A Simplest Systematics for the Organization of Turn-Taking for Conversation. Language, v. 50, n. 4, p. 696-735, Dec. 1974.

SATO, Leny; SOUZA, Marilene. Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em psicologia. Psicol. USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 29-47, 2001.

SIGNORINI, Inês. Figuras e modelos contemporâneos da subjetividade. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001. p. 333-380.

SOBRAL, Adail. Que pesquisa? Qual ensino? Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 1, p.237-260, jan./jun. 2013.

SPINDLER, George. Living and writing ethnography: an exploration in selfadaptation and its consequences. In: SPINDLER, George; HAMMOND, Lorie (Org.). Innovations in Educational Ethnography: theory, methods and results. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 65-81.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Laud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. Original publicado em 1929.

WILKINSON, Louise Cherry. Introduction: a sociolinguistic approach to communicating in the classroom. In: WILKINSON, Louise Cherry (Org.). Communicating in the classroom. New York: Academic Press, 1982. p. 3-12.

ZANDWAIS, Ana. Demandas da pesquisa e diálogos entre teoria e prática. In: LEFFA, Vilson; ERNST, Aracy (Org.). Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: Educat, 2012. p.13-26.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-28

Comment citer

MODL, Fernanda de Castro. Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 117–150, 2016. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p117. Acesso em: 10 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê interação, formação e ação profissional