Fernando Kafukeno: uma poesia da catástrofe e dos sonhos
Palabras clave:
Fernando Kafukeno, poesia,Resumen
Os subterrâneos dos sonhos e as alegorias de uma história de medo, culpa, sangue e remorso. A poesia da catástrofe, filtrada por um olhar ético e político. O desvelar do imaginário poético como forma de resistência à opressão.Descargas
Citas
BARBEITOS, Arlindo. Na leveza do luar crescente. Lisboa: Editora Caminho, 1998.
COSTA, Norberto. A Poesia do Jovem Kafukeno. In: Jornal de Angola – Cultura, ano 17, n. 5.655, sábado, 24/4/1993, p. 13. Apud: MIXINGE, Adriano. Prefácio ao livro ... na máscara do litoral, de Fernando Kafukeno. Luanda: Delegação Provincial de Luanda da Cultura, 1997.
KAFUKENO, Fernando. Boneca do Bê-Ó. Luanda: Edição do Autor, 1993.
KAFUKENO, Fernando. ... na máscara do litoral. Luanda: Delegação Provincial de Luanda da Cultura, 1997.
KAFUKENO, Fernando. ... sobre o grafite da cera. Luanda: Edições Kilombelombes, 2000.
KANDJIMBO, Luís. “Breve Panorâmica das Recentes Tendências da Poesia Angolana”. Austral – Revista de Bordo da TAAG. n. 22, 1997.
MAIMONA, João. As abelhas do dia. Luanda: UEA, 1990.,
MARIA, Pombal. Quatro poetas dos anos 90: nova geração de autores não teme comparações. In: Correio da Semana (Luanda), ano 4, n. 30, 23-30, Julho de 1995, p. 10-11. Apud: MIXINGE, Adriano. Prefácio ao livro ... na máscara do litoral, de Fernando Kafukeno. Luanda: Delegação Provincial de Luanda da Cultura, 1997.
MATA, Inocência. A Poesia de João Maimona: o canto ao Homem Total ou a catarse dos lugares-comuns. In: Revista da Faculdade de Letras. n. 15-5a Série. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1993.
MIXINGE, Adriano. Prefácio ao livro ... na máscara do litoral, de Fernando Kafukeno. Luanda: Delegação Provincial de Luanda da Cultura, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.