Revisitações transformadoras
Palabras clave:
Eça de Queirós, Fradique Mendes, Gênese textual, Reformulações transformadoras, Epistolografia.Resumen
Dentre os textos de imprensa de Eça de Queirós publicados na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro (1880-1897) encontram-se quatro que, revisitados, transformados, mediante modificações autorais de vária ordem, e em vários níveis, irão integrar, “transmudados”, a Correspondência de Fradique Mendes e Cartas inéditas de Fradique Mendes. A presente comunicação prende-se ao exame da “Carta a Manuel”, de Cartas inéditas de Fradique Mendes, e da matéria antes publicada no jornal brasileiro em 2 de abril de 1893, com o título de “Tema para versos I”, tendo em vista a apreensão processual da transformação, bem como as implicações, em termos de produção textual, advindas da mudança de estatuto registrada.
Descargas
Citas
DUARTE, Luís Fagundes. A génese de um romance adiado. In: A fábrica dos textos. Lisboa: Cosmos.
MINÉ, Elza. Páginas flutuantes: Eça de Queirós e o jornalismo no século XIX. São Paulo: Ateliê Editorial/Instituto Camões, 2000.
MINÉ, Elza. Pecados, virtudes e vícios dissolventes do jornalismo. In: Páginas flutuantes: Eça de Queirós e o jornalismo no século XIX. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. p. 91-107.
PIEDADE, Ana Nascimento. Fradiquismo e modernidade no último Eça 1888-1900. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2003.
QUEIRÓS, Eça de. Obra completa. Org. geral, introd., fixação dos textos autógrafos e notas introd. de Beatriz Berrini. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
SIMÕES, Maria João. Eça e Fradique; as cartas e os seus temas. Coimbra, Queirosiana, v. 2, p. 23-24.
TAVANI, Giusepe. Metodologia y práctica de la edición crítica de textos literarios contemporáneos. In: CEGALLA, Amos (Org.). Littératures latino-américaine et des Caraibes du XXème siècle: théorie et pratique de l’édition critique. [S.l.]: Collection Archives, Bulzoni Edit., 1988.
QUEIRÓS, Eça de. Textos de Imprensa IV (da Gazeta de Notícias). Edição crítica de Elza Miné e Neuma Cavalcante). Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2002, 687p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.