A assombrada enunciação de um assombrado amor
Palabras clave:
Rerábulo de São Nunca, Estas estórias, Enunciação, Abismo do nunca,Resumen
De como o caso de um "Assombrado amor" se esvaece em uma enunciação dissipadora qu e retarda e obscurece o factual graças a uma complexa rede de imprecisões. De como as ações dos personagens tor n am-se imprecisas, prevalecendo o jogo de relance dos nomes como movimentação de signos: de Ricarda Rolandina a Rudimira; de Reis augusto a Revigildo; do Padre Roque ao Padre Peralto. E o nome Cristeléison, personagem cuja mendicância funciona com o a "casa vazia", na expressão de Deleuze, promovendo a circulação dos acta ntes. De como ao l ei tor resta apenas (e é tudo!) a busca do que se passa nos desvãos do enunciado, cuja desconstrução só permite a ancoragem nu m significado "excentra do em transparência". E de como o a mor é sorvido pelo abismo do "nunca", que tem como metáfora a peça defeituosa d o "Retábulo de São Nunca".
Descargas
Citas
FRIES, Philippe. La théorie f ictive de Maurice Blanchot. Paris: I..:Harmattan, 1999.
ROSA, João Guimarães. Estas estórias. Rio de Janeiro: Nova Frontei ra, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.