A assombrada enunciação de um assombrado amor
Keywords:
Rerábulo de São Nunca, Estas estórias, Enunciação, Abismo do nunca,Abstract
De como o caso de um "Assombrado amor" se esvaece em uma enunciação dissipadora qu e retarda e obscurece o factual graças a uma complexa rede de imprecisões. De como as ações dos personagens tor n am-se imprecisas, prevalecendo o jogo de relance dos nomes como movimentação de signos: de Ricarda Rolandina a Rudimira; de Reis augusto a Revigildo; do Padre Roque ao Padre Peralto. E o nome Cristeléison, personagem cuja mendicância funciona com o a "casa vazia", na expressão de Deleuze, promovendo a circulação dos acta ntes. De como ao l ei tor resta apenas (e é tudo!) a busca do que se passa nos desvãos do enunciado, cuja desconstrução só permite a ancoragem nu m significado "excentra do em transparência". E de como o a mor é sorvido pelo abismo do "nunca", que tem como metáfora a peça defeituosa d o "Retábulo de São Nunca".
Downloads
References
FRIES, Philippe. La théorie f ictive de Maurice Blanchot. Paris: I..:Harmattan, 1999.
ROSA, João Guimarães. Estas estórias. Rio de Janeiro: Nova Frontei ra, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.