A assombrada enunciação de um assombrado amor
Mots-clés :
Rerábulo de São Nunca, Estas estórias, Enunciação, Abismo do nunca,Résumé
De como o caso de um "Assombrado amor" se esvaece em uma enunciação dissipadora qu e retarda e obscurece o factual graças a uma complexa rede de imprecisões. De como as ações dos personagens tor n am-se imprecisas, prevalecendo o jogo de relance dos nomes como movimentação de signos: de Ricarda Rolandina a Rudimira; de Reis augusto a Revigildo; do Padre Roque ao Padre Peralto. E o nome Cristeléison, personagem cuja mendicância funciona com o a "casa vazia", na expressão de Deleuze, promovendo a circulação dos acta ntes. De como ao l ei tor resta apenas (e é tudo!) a busca do que se passa nos desvãos do enunciado, cuja desconstrução só permite a ancoragem nu m significado "excentra do em transparência". E de como o a mor é sorvido pelo abismo do "nunca", que tem como metáfora a peça defeituosa d o "Retábulo de São Nunca".
Téléchargements
Références
FRIES, Philippe. La théorie f ictive de Maurice Blanchot. Paris: I..:Harmattan, 1999.
ROSA, João Guimarães. Estas estórias. Rio de Janeiro: Nova Frontei ra, 1985.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.






