A leitura como relação

Autores/as

  • Roselaine de Lima Cordeiro UFFS - Campus Chapecó
  • Valdir Prigol Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p17-28

Palabras clave:

Leitura. Texto. Leitor. Sentido. Relação.

Resumen

Daniel Link, no ensaio “Como se lê”, que abre o livro com o mesmo nome, propõe que a leitura seja a “[...] correlação de duas séries de sentido [...]”, uma que vem do leitor e uma que vem do texto. Partiremos dessa proposição de Link para pensar a leitura e como ela coloca em jogo posições dominantes em relação ao texto, ao leitor, ao tempo, ao valor e ao sentido. Compreendemos, a partir dessa definição de leitura de Link, um modo de conceber a leitura que considera o texto e o leitor como fundamentais. Nessa perspectiva, o tempo é o presente da relação de leitura. Da mesma forma, o valor está na relação entre texto e leitor, isto é, em cada ato de ler. Diante disso, os sentidos nascem na relação de leitura e esse efeito, conforme os autores com os quais dialogamos, pode ser chamado de redenominação, metáfora e imagem. Destacamos como essas questões são importantes para pensarmos o literário e a aproximação entre textos e leitores.

 

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Publicado

2022-11-18

Cómo citar

CORDEIRO, Roselaine de Lima; PRIGOL, Valdir. A leitura como relação. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 56, p. 17–28, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p17-28. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/28220. Acesso em: 10 ago. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático: Leituras, releituras e desleituras