A crise de representação na narrativa jamesiana, A outra volta do parafuso (1898), e a sua reescrita em Os outros (2001)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n56p197-209Palabras clave:
Modernismo em Língua Inglesa. Literatura Comparada. A Outra Volta do Parafuso. Os Outros.Resumen
Os estudos sobre as obras de Henry James sempre apresentaram uma ampla gama de perspectivas. Neste ensaio, propõe-se discutir as estratégias pautadas na tensão entre as convenções e os protocolos narrativos da literatura realista e as técnicas experimentais modernistas empregadas por Henry James em A Outra Volta do Parafuso (The Turn of the Screw, 1898), com ênfase nas discussões referentes à noção de mímesis e as perspectivas da crise da representação que se fazem presentes no texto literário, e analisar o deslindamento dos mecanismos estéticos narrativos utilizados para engendrar a tensão entre protocolos narrativos distintos e, por vezes, antagônicos no processo de adaptação da novela de James para a versão fílmica Os Outros (The Others, 2001), direção e roteiro de Alejandro Amenábar.
Descargas
Citas
AMARAL, Beatriz Helena Ramos. Haroldo de Campos e a tradução como prática isomórfica: as transcriações. Eutomia, v. 1, n. 11, 2013.
AMENÁBAR, Alejandro. The Others (2001). Miramax Internacional/Dimension Films.
AUMONT, Jacques (org.). A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
BAZIN, André. O que é cinema? Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
CANDIDO, Antonio. Realidade e realismo (via Marcel Proust). ______. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, p. 123-129, 1993.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, v. 2, 2001.
FLAUBERT, Gustave. Henry James. 7Letras, 1969.
FRIEDMAN, Norman. Point of view in fiction: the development of a critical concept. Publications of the Modern language Association of America, p. 1160-1184, 1955.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 280p.
JAMES, Henry. A outra volta do parafuso. Editora Companhia das Letras, 2011.
JAMES, Henry. The turn of the screw. London: Courier Dover Publications, 1991.
MCFARLANE, B. (1996) Novel to Film. An Introduction to the Theory of Adaptation, Oxford: Oxford University Press (1996, data da ed. consultada).
MÜLLER, Marcelo Rodrigo Mingotti. A mise en scène de dentro para fora uma poética da direção cinematográfica. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
NÓBREGA, Thelma Médici. Transcriação e hiperfidelidade. Cadernos de Literatura em Tradução, n. 7, p. 249-255, 2006.
OLIVEIRA, Nelson. Fantasmas, fantoches, fantasias. Disponível em: <http://rascunho.rpc.com.br/index.php?ras=secao.php&modelo=2&secao=3&lista=1&subsecao=10&ordem=1082&semlimite=todos>. Acesso em: 17 jun. 2021.
PARREIRA, M. Realidade possível: Dilemas da ficção em Henry James e Machado de Assis. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
PELLEGRINI, Tânia. Realismo: postura e método. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 137-155, 2007.
REICHMANN, Brunilda Tempel; BARGUEÑO, Julián. O Prólogo Do Filme The Others, De Alejandro Amenábar: A Resposta Do “Leitor” Ao Diálogo Intermidiático.
TODOROV, Tzvetan (Org.). Literatura e realidade – Que é o realismo? Lisboa: Publicações Don Quixote, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.