Consciência crítica e ética em Paulo Freire: uma reflexão sobre o sentido da religião em tempos de fundamentalismos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n57p278-297Palabras clave:
Paulo Freire, Educação, Consciência, Fundamentalismo religiosoResumen
O presente artigo tratará sobre Paulo Freire a partir da ótica da educação e consciência crítica no horizonte dos fundamentalismos e o sentido da religião. Ele contribuiu como educador para a emancipação do sujeito em sua real condição, ao desmistificar as camadas opressivas presentes na consciência. Dele se pode extrair um relevante aporte no que tange ao fenômeno do fundamentalismo religioso atual. Este se caracteriza por uma negação da capacidade crítica em sua experiência de fé. Assim, esta reflexão propõe-se colher da visão freireana uma possível contribuição para uma perspectiva crítica diante do fundamentalismo religioso. O artigo, para este intento, trilhará o seguinte caminho. Primeiro, será apresentado o fenômeno do fundamentalismo religioso atual com seus desafios; depois, percorrerá os conceitos de educação e consciência crítica em Paulo Freire; por fim, evidenciar-se-á o contributo do pensamento de Freire diante do fenômeno indicado.
Descargas
Citas
ALMEIDA, André Luiz Boccato de. Moral social. Coleção Iniciação à Teologia. Petrópolis: Vozes, 2021.
ALMEIDA, André Luiz Boccato de; SILVA, Lucia Elisa Ferreira da; MARTINS, Mário Roberto de M. Novos ventos de fundamentalismo religioso no Brasil: colonização midiático-digital na formação da consciência. In: Revista Eclesiástica Brasileira, v. 81, n. 318, p. 8-29, 29 abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2563. Acesso em: 13 jun. 2021.
ANDREOLA, Balduino. Engajamento. In: STRECK, Danilo. R. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 148-149.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia. São Paulo: Mercado Cultural, 2005.
CALADO, Alder Júlio Ferreira. Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade. Caruaru: FAFICA, 2001.
CORTELLA, Mário Sérgio; VENCESLAU, Paulo de Tarso. Paulo Freire. Revista Teoria & Debate, São Paulo, n. 17, p. 28-40, jan./mar. 1992.
FREIRE, Paulo; MACEDO Donaldo. Alfabetização. Leitura do mundo. Leitura da palavra. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1990.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz & Terra, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.