Consciência crítica e ética em Paulo Freire: uma reflexão sobre o sentido da religião em tempos de fundamentalismos

Auteurs-es

  • André Luiz Boccato de Almeida

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2022v26n57p278-297

Mots-clés :

Paulo Freire, Educação, Consciência, Fundamentalismo religioso

Résumé

O presente artigo tratará sobre Paulo Freire a partir da ótica da educação e consciência crítica no horizonte dos fundamentalismos e o sentido da religião. Ele contribuiu como educador para a emancipação do sujeito em sua real condição, ao desmistificar as camadas opressivas presentes na consciência. Dele se pode extrair um relevante aporte no que tange ao fenômeno do fundamentalismo religioso atual. Este se caracteriza por uma negação da capacidade crítica em sua experiência de fé. Assim, esta reflexão propõe-se colher da visão freireana uma possível contribuição para uma perspectiva crítica diante do fundamentalismo religioso. O artigo, para este intento, trilhará o seguinte caminho. Primeiro, será apresentado o fenômeno do fundamentalismo religioso atual com seus desafios; depois, percorrerá os conceitos de educação e consciência crítica em Paulo Freire; por fim, evidenciar-se-á o contributo do pensamento de Freire diante do fenômeno indicado.

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Biographie de l'auteur-e

André Luiz Boccato de Almeida

Pós-Doutor em Teologia - PUC-PR. Doutor em Teologia Moral - Lateranense/Roma. Mestre em Teologia - PUC-SP. Especialista (Lato Sensu) em Educação Sexual - UNISAL. Bacharel em Teologia - EDT/ANGELICUM. Licenciatura em Ciências Sociais - FAFICA. Psicanalista.

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Publié-e

2022-11-21

Comment citer

ALMEIDA, André Luiz Boccato de. Consciência crítica e ética em Paulo Freire: uma reflexão sobre o sentido da religião em tempos de fundamentalismos. Scripta, Belo Horizonte, v. 26, n. 57, p. 278–297, 2022. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2022v26n57p278-297. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/28495. Acesso em: 20 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático: Perspectivas atuais sobre a mente