A revisão do texto literário: um trabalho de memória
Palabras clave:
Revisão, Texto literário, Memória, Mnemônica textual.Resumen
A partir da prática de revisão de uma variedade de textos, o artigo reflete sobre o pressuposto de que o texto literário, por sua especificidade, requer do revisor um domínio que extrapola o de um revisor de outras modalidades de textos. Comportando a memória de outros textos, a obra literária, ao ser lida, atualiza a memória do revisor, num exercício constante que exigirá, além dos conhecimentos linguísticos que todo revisor deve dominar, uma prática que se situa nas fronteiras entre a objetividade de um profissional crítico e a subjetividade de um leitor sensível.
Descargas
Citas
BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1986. p.33-102.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad.: de. Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
MUZZI, Eliana. Paratexto: espaço do livro, margem do texto. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoração: arte e técnica. 2.ed. ver. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p.58-62.
PERPÉTUA, Elzira Divina. O revisor como tradutor. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoração: arte e técnica. 2.ed. ver. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p.76-88.
PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Ática, 1978. p. 51-67.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.
STODDARD, Roger E. Morphology and the book from an American perspective. Printing History, 17, 1987, p. 2-14. apud CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad.: Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994. p.17.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.