A revisão do texto literário: um trabalho de memória
Mots-clés :
Revisão, Texto literário, Memória, Mnemônica textual.Résumé
A partir da prática de revisão de uma variedade de textos, o artigo reflete sobre o pressuposto de que o texto literário, por sua especificidade, requer do revisor um domínio que extrapola o de um revisor de outras modalidades de textos. Comportando a memória de outros textos, a obra literária, ao ser lida, atualiza a memória do revisor, num exercício constante que exigirá, além dos conhecimentos linguísticos que todo revisor deve dominar, uma prática que se situa nas fronteiras entre a objetividade de um profissional crítico e a subjetividade de um leitor sensível.
Téléchargements
Références
BANDEIRA, Manuel. Itinerário de Pasárgada. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1986. p.33-102.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad.: de. Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
MUZZI, Eliana. Paratexto: espaço do livro, margem do texto. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoração: arte e técnica. 2.ed. ver. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p.58-62.
PERPÉTUA, Elzira Divina. O revisor como tradutor. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Editoração: arte e técnica. 2.ed. ver. e aum. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008. p.76-88.
PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. São Paulo: Ática, 1978. p. 51-67.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.
STODDARD, Roger E. Morphology and the book from an American perspective. Printing History, 17, 1987, p. 2-14. apud CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad.: Mary Del Priore. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994. p.17.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.