O amante japonês, de Armando Silva Carvalho: sobrevivência ou desaparecimento dos vaga-lumes?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n33p85Palabras clave:
Armando Silva Carvalho, Poesia portuguesa, Corpo x máquina, Georges Didi-Huberman, Contemporaneidade.Resumen
Em 2008, Armando Silva Carvalho publicou um livro intitulado O amante japonês, que encena uma relação cheia de afeto entre um indivíduo e um veículo automotivo. Partindo dessa premissa, os poemas, dotados de alta coesão, problematizam diversas questões fortes em nossa contemporaneidade, como o trato do humano com a máquina e a vigência, em nossas sociedades, da mercadoria como item inexorável e que, cada vez mais, exige uma reflexão em estado de abertura. No mesmo ano de 2008, Georges Didi-Huberman editou Sobrevivência dos vaga-lumes, ensaio no qual reflete acerca das possibilidades de perda ou manutenção de zonas inteligentes de afeto em nosso tempo. Este ensaio propõe-se a ler a obra de Armando Silva Carvalho tendo o texto de Didi-Huberman como interlocutor privilegiado.
Descargas
Citas
CAMÕES, Luís de. Rimas. Edição de Álvaro J. da Costa Pimpão. Coimbra: Almedina, 2005.
CARVALHO, Armando Silva. O amante japonês. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.
CARVALHO, Armando Silva. Lisboas. Lisboa: Ed. Quetazal, 2000.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo/ Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova & Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
HELDER, Herberto. Ofício cantante – poesia completa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
MARTINHO, Fernando J. B. recensão crítica a O amante japonês. Revista Colóquio/Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Disponível em: <http://coloquio.gulbenkian.pt/bib/sirius.exe/news?i=32>. Acesso em: 17 fev. de 2013.
PESSOA, Fernando. Poesia completa de Álvaro de Campos. Edição de Teresa Rita Lopes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.