Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
Mots-clés :
Letramento, Formação de leitores, Escolarização da leitura, Leitura literária.Résumé
Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.
Téléchargements
Références
KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. In: REUNIÃO DA ANPED, 22. Anais... 1999. (CD).
RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
STREET, Brian V. (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London:
Routledge, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.