Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
Keywords:
Letramento, Formação de leitores, Escolarização da leitura, Leitura literária.Abstract
Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.
Downloads
References
KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. In: REUNIÃO DA ANPED, 22. Anais... 1999. (CD).
RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
STREET, Brian V. (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London:
Routledge, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.