Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola
Palabras clave:
Letramento, Formação de leitores, Escolarização da leitura, Leitura literária.Resumen
Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.
Descargas
Citas
KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. In: REUNIÃO DA ANPED, 22. Anais... 1999. (CD).
RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Mazagão (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.
STREET, Brian V. (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London:
Routledge, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.