Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola

Autores/as

  • Graça Paulino

Palabras clave:

Letramento, Formação de leitores, Escolarização da leitura, Leitura literária.

Resumen

Aobservação direta de uma turma de jovens e adultos do ensino médio numa escola da rede estadual em Belo Horizonte permitiu traçar o perfil desses alunos enquanto leitores, verificar suas preferências literárias, analisar o funcionamento e a organização da biblioteca, verificando a adequação do acervo de literatura brasileira e estrangeira. O conjunto desses dados compôs um quadro de letramento literário que se afasta da tradicional narrativa de crise da escola pública brasileira, pois os problemas localizados se situam em circunstâncias específicas daquele estabelecimento escolar, afastandose da muito alegada falta de livros, já que estes existem em bom número e qualidade na biblioteca.



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Citas

KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

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STREET, Brian V. (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London:

Routledge, 2001.

Publicado

2004-03-18

Cómo citar

PAULINO, Graça. Deslocamentos e configurações do letramento literário na escola. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 67–78, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12543. Acesso em: 9 sep. 2025.