Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras

Auteurs-es

  • Antonio Andrade UFRJ/CNPq
  • Marcelle Gonçalves Peçanha Cabral

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p264-295

Mots-clés :

Gestos de leitura, Discurso, Heterogeneidade enunciativa, Literatura em língua espanhola, Formação de professores

Résumé

Neste artigo, refletimos a respeito dos gestos de leitura de textos literários em língua espanhola, manifestados em atividades escritas por um grupo de estudantes da licenciatura em Letras Português-Espanhol de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. A negociação com o discurso do outro, a heterogeneidade enunciativa e a expressão da subjetividade apresentam-se de modos variados nos textos, pertencentes a diferentes gêneros, produzidos pelos licenciandos. Foram detectadas, em nossa análise, distintas regularidades e formas de inscrição do sujeito-leitor nas práticas de textualização da leitura literária desenvolvidas nesses espaços de formação inicial de professores de línguas adicionais.

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Publié-e

2023-06-27

Comment citer

ANDRADE, Antonio; CABRAL , Marcelle Gonçalves Peçanha. Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras. Scripta, Belo Horizonte, v. 27, n. 59, p. 264–295, 2023. DOI: 10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p264-295. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/28252. Acesso em: 10 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Parte II. Leitura em foco: o texto literário