Sobre o ensino de língua portuguesa na interface com as tecnologias contemporâneas: entrevista com Júlio Araújo
Mots-clés :
Ensino de língua portuguesa, Espaço digital, Formação docente, Tecnologias contemporâneas,Résumé
Nesta entrevista, o Prof. Júlio Araújo, pós-doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e no Departamento de Letras Vernáculas (DLV), discute, dentre outros aspectos, a relação entre o ensino de língua portuguesa e as tecnologias contemporâneas, com ênfase naquelas advindas do espaço digital. O entrevistado ressalta a necessidade de atentarmos para a formação docente e para os usos que os professores fazem das tecnologias digitais como possibilidades de inserção desses profissionais num ensino multiconectado. Por fim, convém destacar que esta entrevista foi realizada em fevereiro do ano em curso, via e-mail.
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Références
Obras citadas pelos entrevistadores
ARAÚJO, Júlio (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, novos desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. A questão do suporte dos gêneros textuais. 2003. Disponível em: <http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_
portugues/ anexos/texto-15.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2015.
Obras citadas pelo entrevistado
ARAÚJO-JÚNIOR, João da Silva; ARÁUJO, Júlio. Da internet para os livros didáticos: uma análise de didatização de gêneros textuais digitais. Hipertextus Revista Digital, v. 11, dez. 2013. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume11/04-Hipertextus-Vol11-Joao-da-Silva-Araujo-Junior&Julio-Araujo.pdf>. Acesso em: 20. jul. 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LANKSHEAR, Colin; SNYDER, Ilana; GREEN, Bill. Teachers and techno literacy: managing literacy technology and learning school. Australia: Allen & Unwin, 2000.
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