Sobre o ensino de língua portuguesa na interface com as tecnologias contemporâneas: entrevista com Júlio Araújo
Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa, Espaço digital, Formação docente, Tecnologias contemporâneas,Resumo
Nesta entrevista, o Prof. Júlio Araújo, pós-doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e no Departamento de Letras Vernáculas (DLV), discute, dentre outros aspectos, a relação entre o ensino de língua portuguesa e as tecnologias contemporâneas, com ênfase naquelas advindas do espaço digital. O entrevistado ressalta a necessidade de atentarmos para a formação docente e para os usos que os professores fazem das tecnologias digitais como possibilidades de inserção desses profissionais num ensino multiconectado. Por fim, convém destacar que esta entrevista foi realizada em fevereiro do ano em curso, via e-mail.
Downloads
Referências
Obras citadas pelos entrevistadores
ARAÚJO, Júlio (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, novos desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. A questão do suporte dos gêneros textuais. 2003. Disponível em: <http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_
portugues/ anexos/texto-15.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2015.
Obras citadas pelo entrevistado
ARAÚJO-JÚNIOR, João da Silva; ARÁUJO, Júlio. Da internet para os livros didáticos: uma análise de didatização de gêneros textuais digitais. Hipertextus Revista Digital, v. 11, dez. 2013. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume11/04-Hipertextus-Vol11-Joao-da-Silva-Araujo-Junior&Julio-Araujo.pdf>. Acesso em: 20. jul. 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LANKSHEAR, Colin; SNYDER, Ilana; GREEN, Bill. Teachers and techno literacy: managing literacy technology and learning school. Australia: Allen & Unwin, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".