Representações, valores e crenças em discursos de professores da educação básica e implicações na (form)ação docente
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p201Mots-clés :
Representações sociais, Discursos sobre a prática docente, Ethos.Résumé
Como importante política pública, o investimento na iniciação à docência, por meio de um programa específico – o PIBID – tem conquistado alguns resultados promissores na reaproximação entre futuros docentes e a escola pública. Na Universidade em que atuo, esse programa tem por princípio norteador ampliar a interlocução entre a academia e a educação básica, propiciando a todos os seus participantes momentos de estudo, discussão e enriquecimento pessoal, cultural e profissional, por meio das diversas atividades. Passando por momentos que vão desde a idealização, planejamento e execução dos projetos de intervenção, além da reflexão sobre os problemas enfrentados no cotidiano e ao retorno mais concertado à ação pedagógica, tem possibilitado emergir aspectos importantes relativos à docência, promovendo uma desautomatização de práticas e concepções pedagógicas, além de uma desnaturalização de procedimentos, permitindo enxergar sobre o modo de enxergar a si e à realidade, tanto no âmbito profissional como mais amplamente. Como culminância, tem fomentado e possibilitado a participação dos envolvidos em seminários (internos e externos) com apresentação dos trabalhos realizados. Neste artigo, serão discutidas algumas representações sociais (Moscovici, 2003), constitutivas do ethos da profissão docente, a partir dos discursos de cinco docentes da área de Letras, professoras do ensino médio da rede pública estadual,. Para Larrosa (2002), somos "seres viventes com palavras", vivemos media(tiza)dos pela palavra. Dessa forma, as respostas trazidas à discussão, a partir dos questionários aplicados, esboçam discurso(s) dos docentes sobre como se percebem e ao seu fazer pedagógico e delineiam-se sentidos e sentimentos atribuídos ao seu espaço de atuação, a escola básica.
Téléchargements
Références
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.
ASSIS, Juliana Alves; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Ethos, discursos e representações na atividade de avaliação de textos escritos: pistas de um processo de formação de professores. Scripta, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 71-94, 1. sem. 2009.
AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. Martin Fontes: São Paulo, 1997. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/20786562/LIVRO-BAKHTIN-Estetica-Criacao-Verbal>.
BARROS, Ev’Angela Batista Rodrigues de; SOUZA, Girlene R.; ROCHA, Raiane Chaves da. Memorial e validação do saber da experiência: diferentes perspectivas
sobre uma prática docente bem sucedida. In: CBE, 4., UNESP, 2013.
BARROS, Ev’Angela Batista Rodrigues de; SOUZA, Girlene R.; ROCHA, Raiane Chaves da. O gênero memorial e a validação do “saber da experiência”: três perspectivas sobre uma prática docente bem sucedida. Revista do Instituto de Ciências Humanas. Disponível em:<http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/issue/ current>.
BRANDÃO, Giliard Dutra. Crenças sobre o Ensino de Português como Língua Estrangeira: Práticas Discursivas de Professores Formadores e em Formação Inicial. Dissertação (Mestrado) – CEFET-MG, Belo Horizonte, 2014.
LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
FLATH, Esther; MOSCOVICI, Serge. Social Representation. In: HARRÉ, Rom; LAMB, Roger (Ed.). The Dictionary of Personality and Social Psychology. Londres: Basil Blackwell Publisher, 1983.
SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
NÓVOA, António S. da. Os professores e as histórias da sua vida. In: Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
SOARES, Magda Becker. Português na escola – História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.