Craverinha e Malangatana: cumplicidade e correspondência entre as artes
Keywords:
José Craveirinha, Malangatana Valente, Neobarroco estético, Alteridade.Abstract
Apoesia de José Craveirinha e a pintura de Malangatana Valente: o neobarroco estético e a busca telúrica das alteridades reprimidas pela colonização. O diálogo das artes e a ressignificação do campo identitário africano através da recriação de imagens, cores, palavras e mitos do multifacetado imaginário cultural, histórico e social de Moçambique.
Downloads
References
ABDALA Jr., Benjamin. António Jacinto, José Craveirinha, Solano Trindade: o sonho (diurno) de uma poética popular. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1. Anais... Niterói: Imprensa Universitária da USP, 1995.
ÁVILA, Afonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1971.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BRAVO, Víctor Antonio. La irrupción y el límite. México: Universidad Nacional Autónoma de México – Unam, 1988.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas: literatura e nacionalidade. Lisboa: Vega, 1994.
CHAVES, Rita. Craveirinha, da Mafalala, de Moçambique, do mundo. In: Via Atlântica. Revista do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da F.F.L.C.H. da USP, São Paulo, n. 3, p. 140-169, 1999.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COUTO, Mia. Depoimento inserido na reportagem “Malangatana Valente Ngwenya: relação fiel e verdadeira”, organizada por Rodrigues da Silva. In: Jornal de Letras – JL. Ano XVI, n. 663. Lisboa, p. 12-13, 13 a 26 de março de 1996.
CRAVEIRINHA, José. Xigubo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1980a.
CRAVEIRINHA, José. Karingana ua karingana. Lisboa: Edições 70, 1982.
CRAVEIRINHA, José. Cela 1. Lisboa: Edições 70, 1980b.
CRAVEIRINHA, José. Maria. Lisboa: Caminho, 1998.
CRAVEIRINHA, José. Babalaze das hienas. Maputo: UEA, 1997.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
FOUCAULT, Michel. El orden del discurso. Barcelona: Tusquets Editor, 1970.
GLISSANT, Edouard. Poétique de la relation. Paris: Gallimard, 1990.
GONÇALVES, Rui Mário. Malangatana: um grande pintor africano. Entrevista ao pintor. In: Jornal de Letras – JL. Ano VI, n. 208, p. 18-19, Lisboa, 30/6/1986.
JORGE, Sílvio Renato. José Craveirinha e a busca da palavra moçambicana. In: CAMPOS, Maria do Carmo Sepúlveda; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000. p. 197-208.
JUNOD, Henri. Usos e costumes dos bantu. Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 1996, tomos I e II. (Coleção Documentos, 3).
LABAN, Michel. Encontro com escritores. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1998. v. III.
LEITE, Ana Mafalda. Canto, recitação... In: Jornal de Angola, Ano 26, n. 8.368, p. IV e V. Suplemento Vida Cultural. Luanda, 15 de outubro de 2000.
LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
LEITE, Ana Mafalda. A poética de José Craveirinha. 2. ed. Lisboa: Vega, 1991.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Colibri, 1998.
LEITE, Ana Mafalda. In: Vertical. n. 55. Lisboa, jul./ago. 1993. Apud: Maderazinco, Revista literária moçambicana. Edição 2. Maputo, dez./01. Disponível em: .
LISBOA, Eugénio. José Craveirinha. In: Maderazinco, Revista literária moçambicana. Edição 2. Maputo, dez./01. Disponível em: .
LOPES, José Miguel. Cultura acústica e cultura letrada: o sinuoso percurso da literatura em Moçambique. In: Revista Metamorfoses. Publicação da Cátedra Jorge de Sena. n. 2. Lisboa; Rio de Janeiro: Cosmos; UFRJ, 2001. p. 157-168.
MALANGATANA. Álbum das pinturas; org. de Júlio Navarro. Lisboa: Caminho, 1998.
MARTINHO, Fernando J.B. Elegíaca desmesurada. In: Maderazinco. Revista Literária moçambicana. Edição 2. Maputo, dezembro de 2001. Disponível em: <http://www.maderazinco.tropical.co. mz/index.html>.
MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária da UEM, 1998.
MENDONÇA, Fátima. Literatura moçambicana: a história e as escritas. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 1988.
MORENO, César Fernández. América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
NAVARRO, Júlio (Org.). Malangatana (álbum). Lisboa: Caminho, 1998.
PEREIRA, Frederico. Falar de Malangatana, ouvir ecos de Malangatana. In: NAVARRO, Júlio (Org.). Malangatana (álbum). Lisboa: Caminho, 1998.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Barroco: do quadrado à elipse. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. Lisboa: Cortez, 1996.
SARDUY, Severo. O barroco e o neobarroco. In: MORENO, César Fernández. América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
SARDUY, Severo. Barroco. Lisboa: Vega, 1989.
SAÚTE, Nelson. Os habitantes da memória: entrevistas com escritores moçambicanos. Praia; Mindelo: Embaixada de Portugal; Centro Cultural Português, 1998.
SECCO, Carmen Lucia Tindó Ribeiro. O mar, a ilha, a língua: a vertigem da criação na poesia de Virgílio de Lemos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS, 6. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, agosto de 1999. Texto integralmente publicado no site <http://victorian.fortunecity.com/statue/44/ail.html>.
SILVA, Calane. Karingana ua karingana dum poeta. In: Português em Cordel. n. 5. Maputo: Amolp, jun. de 1995.
SILVA, Manoel dos Santos e. Do alheio ao próprio: a poesia em Moçambique. São Paulo; Goiânia: Edusp; UFG, 1996.
SILVEIRA, Jorge Fernando da. José Craveirinha: impoética poesia. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 1. Anais... Niterói: Imprensa Universitária da USP, 1995.
TABORDA, Terezinha. O vão da voz. Belo Horizonte: UFMG, 2000. (Tese, Doutorado; policopiada).
VASCONCELOS, José Manuel de. Apresentação de Severo Sarduy. In: SARDUY, Severo. Barroco. Lisboa: Vega, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.