O sentido de companhia nos vídeos de reação

consumo de mídia e isolamento social

  • Joao Van Der Sand UFSM
  • Sandra Rubia da Silva UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Abordando a temática dos vídeos de reação no YouTube, este artigo aprofunda discussões sobre o sentido de companhia contido neste tipo de produção. Procuramos traçar relações entre os resultados de uma pesquisa etnográfica realizada durante a pandemia do covid-19 e os hábitos de consumo audiovisual percebidos diante do contexto de isolamento social. Demonstramos como o sentido de companhia é percebido por produtores de vídeos de reação a videoclipes musicais de rap e funk. Nossas conclusões apontam que a crescente audiência dos serviços de streaming busca suprir certas demandas afetivas através de experiências de consumo compartilhadas mediadas pelas plataformas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rubia da Silva, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Antropologia Social (UFSC). Docente do POSCOM/ UFSM e coordenadora do grupo de pesquisa  "Consumo e Culturas Digitais" (CNPq/UFSM).

Publicado
22-05-2021
Seção
Dossiê: Comunicação, política e saúde